Empreendedorismo: seu sonho não deve ter limites

Em janeiro de 2010, peguei as malas e fui à Argentina. Era o meu primeiro intercâmbio, primeira viagem internacional, que fiz para aprimorar o espanhol e conseguir um tão sonhado estágio em um grande veículo de comunicação do País. Para conseguir o meu objetivo, procurei saber mais sobre a economia e política dos Hermanos e, por isso, marquei um café com Ariel Palácios, então correspondente do Estadão.

Palácios explicou que uma das grandes diferenças entre o Brasil e a Argentina é a fé que o povo tem em seu país. Em crise há anos, a Argentina não recebe investimentos de seus filhos. Quando um argentino tem qualquer poder aquisitivo que o permita investir, ele o faz em imóveis. Não é a toa que o que mais vi naquela época foi anúncios e mais anúncios de imóveis. Eram poucos os que se arriscavam no mundo dos negócios.

Já os brasileiros acreditam no país e, pois com qualquer capital (e até mesmo sem ele), logo investem no negócio próprio, no tão compartilhado sonho de ser o próprio patrão. Esta máxima se prova cada vez mais verdade nos últimos anos, especial em 2015, em que, apesar de vivermos uma crise política, econômica e ética, nunca se falou tanto em empreendedorismo como agora.

Depois daquela viagem, consegui atingir meus objetivos. Trabalhei no Jornal da Tarde e outros pequenos veículos, mas a crise que assola o mercado editorial acabou me empurrando para o empreendedorismo. E gostei. Tanto que decidi criar o Voa, Maria!, pois quando decidi me especializar em workshops e encontros de networking, percebi que há pouco conteúdo voltado para o assunto, em especial direcionado às mulheres, que hoje são mais de 5,9 milhões de empresárias, mas têm de conciliar os negócios, casa, filhos e formação. E que toda esta crença no Brasil, por mais difícil que seja este momento, é o que nos diferencia de tantos outros países em crise no mundo.

Por isso criei o Voa, Maria! com muito carinho para você, mulher empreendedora, que quer estruturar seu negócio, realizar sonhos e conquistar tudo o que você merece. Além dos nossos objetivos, quando empreendemos ajudamos a construir não só o nosso próprio futuro, mas também um futuro melhor para o País.

Maria reflete o verdadeiro espírito da mulher brasileira, aquela que tem força, raça, gana e fé na vida. Então vem, Maria, crescer com a gente.

Então vem voar com a gente, Maria!

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.