À frente do seu tempo

11045469_10203597659741921_8301358695935709791_n

Depois de apenas três horas de sono, Mara Rodrigues Alves se levanta às 4h30 da manhã. Prepara o café da manhã para o marido e o filho, lava o quintal e alimenta os dois cachorros e cuida da casa sozinha como sempre fez. Tanto é que, além do bom dia, o marido sempre pergunta: “já trocou a pilha, bem?”.

Aos 67 anos, Mara tem o pique e a energia de uma pessoa de 30. Talvez até mais. Pois além da casa, ela ainda se dedica ao curso de pós-graduação em Rádio, TV, Cinema e Teatro e também é a produtora responsável pela gravação e edição dos programas Mulheres que Decidem e Troca Ideia, ambos veiculados pelo canal web UPTV, produzidos de forma independente.

“Meu trabalho na TV começou quando eu ainda tinha 12 anos, na TV Record, onde trabalhei por quase 50 anos”, conta Mara. A princípio, ela foi contratada para tomar conta das crianças durante as gravações do programa Pullmann Jr.  Mas logo foi convidada para aprender a fascinar o público brasileiro criando programas com quem mais entendia do assunto: Paulo Machado de Carvalho, fundador da Rede Record.

Durante os quase 50 anos de carreira, Mara teve o privilégio de trabalhar com diversos artistas, entre eles Clodovil, Fábio Jr., entre outros. Mas com a aposentadoria em 2008, a produtora decidiu não parar e decidiu investir em produções independentes. “Meu filho tinha uma banda de Pop Rock, chamada Oficina 84. Ele e a banda apresentavam o programa  Ferveção, na TV Orkut e por meio deste programa conheci o Lucky Ravanelli, que se apaixonou pela TV Web e me convidou para auxiliá-lo na criação da UPTV junto com a Liliana Gonçalves”, lembra a empreendedora.

Apesar da ampla experiência em TV, a transição para a produção independente de conteúdo não foi tão simples. “Para mim esta mudança para o empreendedorismo foi dura, pois estava acostumada a ter renda fixa”, continua. Mas passada a fase de adaptação inicial, Mara agora é uma grande defensora dos programas independentes veiculados pela internet. “O principal problema deste meio é o descrédito. Ninguém acredita em TV Web. As pessoas desacreditam, mesmo sabendo que este é o futuro. E estúdios de TV a cabo e TV Web são iguais, compartilham a mesma estrutura”.

Mara acredita tanto nesta tendência que ainda em 2016 ela pretende abrir a própria produtora, em que a ideia será a produção audiovisual para veicular na web e em canais de TV. Ela quer voltar ainda a gravar o programa Educare, apresentado pela psicopedadoga Luciana Bulgarelli, em que o tema é a Educação, já que apesar de essencial ao desenvolvimento do País, a educação ainda é pouco discutida e priorizada no Brasil.

Saiba mais sobre a empreendedora em:

Facebook pessoal

Programa Troca Ideia

Programa Mulheres que Decidem

Quer ser a nossa próxima estrela? O convite está sempre aberto. É só enviar seu case para fala@voamaria.com.br.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.