Palestrantes renomados e networking marcam o 4º Evento do MEC

20160118_10422320160118_104223Eventos voltados para o estímulo ao empreendedorismo feminino se tornaram uma verdadeira febre nos últimos anos. Mas o que diferencia o 4º Evento de Mulheres Empreendedoras Conscientes de Palestras e Networking dos demais é a preocupação com o desenvolvimento dos participantes. Assim, a organização do evento convidou verdadeiras referências no mundo dos negócios, a fim de palestrar sobre temas desde a necessidade de inovar e implementar a sustentabilidade nas empresas até atingir o desenvolvimento rápido, por meio de um consistente plano de negócios para startups.

Fazer com que o seu negócio seja mais sustentável pode ser barato e simples, de acordo com a administradora Fernanda Esposito. O case CNA, que estimulou seus alunos a praticarem inglês com idosos que moram em asilos pela internet, foi um dos exemplos sobre como ideias simples podem conferir visibilidade às empresas praticamente a custo zero ou ainda reduzindo despesas.

Já Rosi Dopazo e Mônica Rocha, do Planejando seu Futuro, orientaram o público sobre como encantar o cliente para aumentar o volume de vendas. Além de fazer com que o cliente se sinta valorizado, as empreendedoras apostam no relacionamento como condição essencial da venda. “Quanto mais eu conhecer o perfil do cliente, melhor eu vou fazer a minha venda”, aconselha Rosi, que recomenda ainda a realização periódica da prática cliente oculto, para que o empreendedor identifique aspectos em que o atendimento ao cliente do seu negócio deve melhorar.

Priscila Nóbrega, diretora da Mary Kay, contou sua inspiradora trajetória de superação pessoal e profissional às empreendedoras. “O segredo que dou para vocês é que busquem o sonho das pessoas, porque as pessoas estão desmotivadas e na Mary Kay só crescemos se ajudarmos as outras consultoras”, defende [confira a história completa da empreendedora amanhã, às 12h].

Redatora-chefe do site A Magia do Mundo dos Negócios, Joyce Bianchi defende que, ao receber um cartão de visitas, os empreendedores anotem nos próprios cartões características sobre o potencial parceiro, fornecedor ou cliente, para retomar a conversa em uma nova ocasião e ainda investir em redes sociais. “O Linkedin é uma ótima rede de contatos se você souber utilizá-la, pois é uma ótima forma de se conectar às pessoas do seu interesse”, acrescenta.

Novos panoramas

Você já pensou em atrair investimentos de investidores-anjo para o seu negócio? De acordo com Frederico Rizzo, fundador da plataforma Broota, para ser considerada uma startup, o postulante ao investimento deve apresentar um modelo de negócio inovador e de rápido crescimento. “A melhor forma de investir no seu negócio é fazer um empréstimo que pode ser conversível em ações”, aconselha.

Dúvida de 10 entre 10 empreendedoras, estratégias para melhorar resultados por meio das redes sociais foi o tema da palestra de Simone Siqueira, palestrante. “Muitas pessoas acreditam que colocando um post no Facebook elas estão marcando presença nas redes sociais. Mas sem estratégia, esta pode ser uma perda de tempo”, adverte Simone, que recomenda que as empreendedoras se esforcem para conquistar o status de autoridade no ramo em que elas empreendem.

A última palestra do dia ficou a cargo de André Bianchi, que investe em diversos segmentos, sobre escalabilidade. Uma crítica ao comportamento do empresário brasileiro é a dedicação exclusiva ao seu negócio. “Geralmente estamos tão preocupados com o negócio, em vender mais, que não observamos as oportunidades presentes no macronegócio”, adverte.

Idealizadora do MEC, Patrícia Duarte encerrou o evento estimulando o público a se focar na excelência dos seus negócios e também a praticar tudo aquilo que aprenderam ao longo do dia. “Não adianta trazer palestrantes que contam suas trajetórias se vocês não fizerem a trajetória própria de vocês”.

Avaliações

Marisa Nunes, da Magenlie – empresa de confecção de camisetas promocionais-, elegeu a palestra de Priscila Nóbrega como a sua favorita. “Estava bem perdida, porque minha empresa é nova e, por vezes, dá medo e vontade de desistir. A impressão que tive aqui é que temos de persistir, pois se desistirmos, as únicas fracassadas seremos nós mesmos”, pontua.

Já Monica Machado, idealizadora da Monica Right Machados Bolos Artesanais, a palestra que mais a impactou foi a sobre redes sociais.  “Achei o MEC excelente, melhor até do que os de outras redes que participava, pois as demais se focam em networking e não em capacitação”, observa.

O evento recebeu cerca de 100 convidados e foi realizado na última segunda (18), das 9h às 17, no Sebrae Vergueiro, em São Paulo.

Facebook Comments
Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.