Sem plano B: conheça as idealizadoras do Planeje seu Futuro

mr2

O que uma empresa deve fazer para crescer mais, superar uma crise ou recuperar sua credibilidade junto a clientes e fornecedores? Segundo Mônica Rocha e Rosi Dopazo, estas perguntas não podem ser respondidas prontamente, pois as soluções para fazer com que um determinado tipo de negócio cresça cada dia mais não são padronizadas, mas singulares.

E é este o trabalho que as consultoras desenvolvem no Planeje seu Futuro, empresa que abriram em 2014, depois de anos atuando juntas em uma grande rede de clínicas de estética. “Percebemos que tínhamos complementariedade, fazíamos um bom trabalho juntas, até que chegou um momento em que começamos a pensar no nosso próprio futuro., pois as empresas têm uma política de limitações. Aí a gente começa a perceber outras possibilidades”, lembra Rosi.

Foi então que surgiu a ideia de montar a própria consultoria, a fim de aproveitar os anos de expertise adquiridos no mercado. “A gente tinha muita adesão de engajamento com as colaboradoras e percebemos que poderíamos ampliar isso”, continua Rosi.

MR

Assim, as agora empreendedoras se especializaram em coaching e empreendedorismo, com o compromisso de atingir pessoas, impulsionar as que estão iniciando sua trajetória nos negócios, orientar gerentes de nível médio e formar líderes. Além do desenvolvimento do próprio negócio, Mônica e Rosi defendem ainda que o desenvolvimento humano é essencial para a sustentabilidade do negócio, assim como a especialização de diversas características intrínsecas para a expansão da empresa. “Vejo muita gente fazendo bolos no pote, bolos e outros, mas as pessoas que vendem sem técnica nenhuma. Não têm o hábito de prospectar, fazer pós-venda”, exemplifica Mônica.

Antes de investir em consultoria, Mônica e Rosi atuaram em agências de publicidade, varejo e franquias. Tal proximidade com o mercado mostrou que o grande calcanhar de Aquiles dos empresários em geral é o planejamento. “As pessoas só têm ideia, mas acesso a ferramentas de planejamento ela só tem na universidade. Mas muita gente ainda não tem acesso à universidade, por isso ferramentas como o Canvas fazem tanto sucesso. Para atingir as metas, ter resultados, as pessoas precisam se planejar”, pontua Mônica.

mr3

Planejamento, claro, está muito presente no negócio das consultoras. Assim, em alguns anos, elas traçaram estratégias para, além de consolidar cada dia mais o Planeje seu Futuro, investir ainda em uma instituição de ensino. “Começamos pequenos, não temos investidor anjo, mas pensamos em ter a nossa própria escola, para participar de mais projetos”, sonha Mônica.

Quer conhecer mais o trabalho das meninas? Acesso o Planeje Seu Futuro e também o Voa, Maria, já que em breve elas começarão a publicar artigos com dicas carinhosamente pensadas no nosso público.

Já no dia 27 de fevereiro, elas promoverão o workshop Alta Performance, em que falarão sobre metas, administração do tempo, foco, motivação e objetivo [veja o banner abaixo].

altaperformance

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.