Como ser mais produtiva? Conheça as sete dicas de Vanessa Ribeiro

Depois da segunda maternidade, em que deu a luz a gêmeos, Vanessa ribeiro decidiu mudar de vida. Afinal, já tinha sido chamada na escola por problemas apresentados pela filha mais velha e a nova demanda de atenção e cuidados com a família dificultaria o rendimento profissional esperado pela empresa de Tecnologia da Informação em que trabalhava.

Mas sem o ótimo emprego que tinha até então, como conseguiria sobreviver? Pensou em abrir uma escola, mas sem o apoio do marido e diante das dificuldades financeiras enfrentadas por este tipo de negócio (a taxa de inadimplência era alta), desistiu da ideia. Vanessa então se apaixonou pelo marketing digital, especializou-se em coaching e hoje orienta mães a equilibrar carreira e filhos a frente da empresa Mamães de Sucesso.

Em seu primeiro webnário, promovido ontem (2), a empreendedora reuniu mais de 80 pessoas, interessadas em descobrir como ser mais produtiva, mesmo conciliando negócios, casa e família. Confira as sete dicas de Vanessa:

1 – Descubra quem você está sendo e qual é a sua situação atual

De acordo coma coach, às vezes tomamos alguns tipos de atitude como autodefesa. No entanto, Vanessa defende que é preciso identificar quais são os valores pessoais, a fim de promover o autoconhecimento de cada indivíduo. “Quais são as dores e o que está acontecendo de bom para que a pessoa possa enxergar o que ela precisa manter e que pontos precisa mudar”, comenta.

2 – Tenha clareza de onde você quer chegar

“Devemos imaginar a nossa meta de três formas: realista (como é determinada situação hoje), maior (onde se pode chegar) e mínima (sem a qual não podemos nos satisfazer)”, continua a especialista, que recomenda ainda a realização do Processo de Dickens, de Anthony Robbins.

3 – Análise de perdas e ganhos

Antes de validar qual é a sua meta, a empreendedora precisa analisar cautelosamente quais são os riscos daquela decisão. Vanessa, antes de abraçar o empreendedorismo, por exemplo, chegou à conclusão de que, apesar da perda da estabilidade proporcionada pelo emprego, ter mais tempo para a família valia o risco de mudar. “Aprendemos pela dor ou pelo prazer. Muitas vezes nos vemos em uma situação incômoda, mas pela dor de mudar”, continua.

4 – Faça um planejamento estratégico

Vanessa defende que para ser mais produtiva não basta apenas ter uma meta. É preciso transformá-la em uma meta SMART (que significa que ela é mensurável, atendível, relevante e tem um determinado prazo para ser realizada). “Uma vez que você tem a SMART, precisa definir estratégias e riscos que envolvem esta decisão.

5 – Cuide da sua saúde física e mental

“Ter saúde não significa não estar doente, mas vitalidade e energia para correr atrás de tudo que você precisa no seu dia a dia”, define a coach, que pratica meditação e ginástica em casa.

6 – Faça pouco, mas faça todos os dias

Vanessa defende que, por menor que seja o tempo, é preciso que a empreendedora tenha consistência nas atividades que realiza.

7 – Esteja no seu momento presente

A imprensa hoje está repercutindo a declaração do líder da banda Rolling Stones, que afirmou em entrevista ao programa Superpop que os paulistas assistiram aos show pelo telefone. A declaração exemplifica bem o último ponto colocado por Vanessa em seu webinário, na qual disse que a empreendedora deve se focar em ser produtiva na atividade que está desenvolvendo. “Não adianta estar com os filhos e ficar no celular mandando mensagem. É isso que os filhos vão aprender quando forem maiores”, acrescenta.

 

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.