Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

Como ser mais produtiva? Conheça as sete dicas de Vanessa Ribeiro

Home  >>  Colunistas  >>  Como ser mais produtiva? Conheça as sete dicas de Vanessa Ribeiro

Como ser mais produtiva? Conheça as sete dicas de Vanessa Ribeiro

On Março 3, 2016, Posted by , In Colunistas, With No Comments

Depois da segunda maternidade, em que deu a luz a gêmeos, Vanessa ribeiro decidiu mudar de vida. Afinal, já tinha sido chamada na escola por problemas apresentados pela filha mais velha e a nova demanda de atenção e cuidados com a família dificultaria o rendimento profissional esperado pela empresa de Tecnologia da Informação em que trabalhava.

Mas sem o ótimo emprego que tinha até então, como conseguiria sobreviver? Pensou em abrir uma escola, mas sem o apoio do marido e diante das dificuldades financeiras enfrentadas por este tipo de negócio (a taxa de inadimplência era alta), desistiu da ideia. Vanessa então se apaixonou pelo marketing digital, especializou-se em coaching e hoje orienta mães a equilibrar carreira e filhos a frente da empresa Mamães de Sucesso.

Em seu primeiro webnário, promovido ontem (2), a empreendedora reuniu mais de 80 pessoas, interessadas em descobrir como ser mais produtiva, mesmo conciliando negócios, casa e família. Confira as sete dicas de Vanessa:

1 – Descubra quem você está sendo e qual é a sua situação atual

De acordo coma coach, às vezes tomamos alguns tipos de atitude como autodefesa. No entanto, Vanessa defende que é preciso identificar quais são os valores pessoais, a fim de promover o autoconhecimento de cada indivíduo. “Quais são as dores e o que está acontecendo de bom para que a pessoa possa enxergar o que ela precisa manter e que pontos precisa mudar”, comenta.

2 – Tenha clareza de onde você quer chegar

“Devemos imaginar a nossa meta de três formas: realista (como é determinada situação hoje), maior (onde se pode chegar) e mínima (sem a qual não podemos nos satisfazer)”, continua a especialista, que recomenda ainda a realização do Processo de Dickens, de Anthony Robbins.

3 – Análise de perdas e ganhos

Antes de validar qual é a sua meta, a empreendedora precisa analisar cautelosamente quais são os riscos daquela decisão. Vanessa, antes de abraçar o empreendedorismo, por exemplo, chegou à conclusão de que, apesar da perda da estabilidade proporcionada pelo emprego, ter mais tempo para a família valia o risco de mudar. “Aprendemos pela dor ou pelo prazer. Muitas vezes nos vemos em uma situação incômoda, mas pela dor de mudar”, continua.

4 – Faça um planejamento estratégico

Vanessa defende que para ser mais produtiva não basta apenas ter uma meta. É preciso transformá-la em uma meta SMART (que significa que ela é mensurável, atendível, relevante e tem um determinado prazo para ser realizada). “Uma vez que você tem a SMART, precisa definir estratégias e riscos que envolvem esta decisão.

5 – Cuide da sua saúde física e mental

“Ter saúde não significa não estar doente, mas vitalidade e energia para correr atrás de tudo que você precisa no seu dia a dia”, define a coach, que pratica meditação e ginástica em casa.

6 – Faça pouco, mas faça todos os dias

Vanessa defende que, por menor que seja o tempo, é preciso que a empreendedora tenha consistência nas atividades que realiza.

7 – Esteja no seu momento presente

A imprensa hoje está repercutindo a declaração do líder da banda Rolling Stones, que afirmou em entrevista ao programa Superpop que os paulistas assistiram aos show pelo telefone. A declaração exemplifica bem o último ponto colocado por Vanessa em seu webinário, na qual disse que a empreendedora deve se focar em ser produtiva na atividade que está desenvolvendo. “Não adianta estar com os filhos e ficar no celular mandando mensagem. É isso que os filhos vão aprender quando forem maiores”, acrescenta.

 

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas