Autoconhecimento para empreender: o trabalho de Tatiana Santana

Se pudesse dar uma dica às empreendedoras em início de carreira, Tatiana Santana diria que antes de investir em um novo negócio, é essencial que a futura empresária se conheça, perceba as habilidades que possui e os próprios pontos fracos. “Você só pode corrigir e mudar o que tem consciência”, afirma.

Foi por meio do autoconhecimento que Tatiana mudou sua área de atuação. Durante anos trabalhou como cabeleireira com formação em tricologia (profissionais especializados em doenças do cabelo e couro cabeludo) e áreas relacionadas. “A tricologia me fez crescer profissionalmente e abrir meu próprio espaço. Quando decidi empreender, me enchi de coragem para arriscar tudo que tinha. Investi todo dinheiro guardado e abri um espaço especializado em noivas”, lembra.

tatiana1

Mas apesar de ter um salão consolidado, a empreendedora conta que não se sentia completamente feliz. “Algo faltava e isso me intrigava. Então procurei o autoconhecimento. Fiz cursos de desenvolvimento pessoal e percebi que tinha habilidades eu não usava, além de ter facilidade em desenvolver novos talentos”, continua.

Depois de psicanálise, curso de oratória e mais recentemente a graduação em gestão em marketing em andamento, Tatiana decidiu empreender com palestras para orientar interessados em abrir o próprio negócio, mas que enfrentam dúvidas e inseguranças. “Ministro cursos com Canvas, road map, mapa financeiro, entre outros, além de prestar consultoria para empresas como a VitaDerm e Pico do Surf”.

Quais são os próximos passos de Tatiana? Nos próximos cinco anos ela almeja alcançar a liberdade financeira, além de ajudar de alguma forma as empreendedoras que, como ela, não desistem dos sonhos”.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.