Três passos para construir um negócio de sucesso

Por Vanessa Ribeiro, do Mamãe de Sucesso

Fico triste quando recebo um e-mail dizendo “já tentei várias coisas, mas nada deu certo até agora”. Recebo vários e-mails de mães, mulheres que lutam e se esforçam, mas não conseguem alcançar o seu objetivo. Por este motivo resolvi compartilhar com vocês o que aprendi em livros, cursos e principalmente com a vida.

Se você deseja construir um negócio de sucesso, três passos são imprescindíveis. Será que você falhou em algum deles?

  1. Autoconhecimento

A vontade de empreender sempre esteve no meu sangue, mas eu somente comecei a pesquisar a respeito quando comecei a pensar no primeiro filho. Desde então, foram 10 anos de buscas. Fiz diversos cursos do Sebrae, estudos de caso para montar uma escolinha, recebi alguns convites de parcerias e sociedades, mas nenhum negócio servia para mim. Sabe por quê? Eu não sabia muita a meu respeito! Somente depois que eu passei por um processo de coach que finalmente disse? “Bingo! É isso que quero ser, que quero fazer”.

O autoconhecimento é fundamental para começar um negócio. Você precisa saber quais são seus valores, seus talentos, seus pontos de melhoria, o que gosta e o você não gosta. Porque se o seu negócio não tiver a ver com você, se não tiver um porquê, nos momentos de dificuldade (e virão muitos) você vai desistir ou se perder no caminho.

  1. O Ponto de Intersecção

Uma vez que você já sabe quem é, o próximo passo é decidir aonde quer chegar. Para isso, é fundamental encontrar um ponto de intersecção entre suas paixões, habilidades e o que o mercado precisa e está disposto a pagar – que é a demanda. É esta a oportunidade que você deve agarrar e partir para o próximo passo.

arquivo vanessa

  1. Planejamento

Napoleon Hill [assessor político conhecido como o homem mais influente no quesito realização pessoal] tem uma frase que eu repito diariamente: “O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado”.

Mas, para que isso realmente aconteça, é importante agir. E para agir corretamente é imprescindível planejar. É no planejamento que terá clareza de onde quer chegar e do que tem de fazer para isso.

O planejamento nada mais é do que colocar no papel a “ideia” que visualizou. É neste momento que vão surgir dúvidas e precisará fazer testes. Você consegue fazer tudo isso sem custos, gastando apenas a sua massa encefálica. Mas, por outro lado, se se aventurar antes de planejar, há grandes chances de se perder ou pegar o caminho errado. É no planejamento que vai definir qual é a sua proposta de valor. Que soluções os clientes precisam? Aliás, quem são os seus clientes? Qual é o nicho de mercado que você vai atender? Aonde encontrará estas pessoas? Como será a sua comunicação com elas? O que tem de fazer para começar? Quanto você precisará investir? Como será o seu marketing?

Se você gostou destas dicas e gostaria de se aprofundar em cada uma destas etapas, gostaria de convidá-la para a série de webinários online e gratuitos que começará na próxima quinta, 31 de março, às 15h. Para participar basta se cadastrar gratuitamente no site http://www.programamamaedesucesso.com.br/convite-webinario.

Vanessa Ribeiro é coach, empreendedora digital, mãe da Gabi, do Rê e do Dan, fundadora do blog www.mamaedesucesso.com e idealizadora do Programa Mamãe de Sucesso.  

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Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.