Seja uma líder do futuro

Você sabe qual é a diferença entre um líder do passado e um líder do futuro? São muitas as diferenças, porém antes de vermos algumas delas é essencial que você quebre a crença que diz que um líder está apenas na posição que ele ocupa dentro de uma empresa ou em um título que ele tem no seu cartão de visitas.

Estar no topo do negócio não significa liderar. Estamos vivendo e percebendo a cada dia na realidade como país que quem está no topo não lidera efetivamente. Faz sentido para você? Pois é, dentro do universo corporativo essa crença também vem sendo derrubada dia após dia.

Atualmente, as empresas vivem novos modelos de gestão, em um ambiente em constante transformação, com concorrentes cada vez mais ferozes pelo seu espaço no mercado, com a presença da geração millennials ocupando postos de trabalho, traçando novos ideais e tendo uma nova visão do mundo.

O líder do futuro deve considerar tudo isso, e oferecer um significado muito maior para as pessoas. Proporcionar um novo significado é uma das diferenças mais significativas na liderança atual. As novas gerações pedem isso, os novos clientes dessa geração pedem isso. Esse novo líder é o formador de outros líderes: o líder do futuro preocupa-se em criar pontes entre os chamamos stakeholders (todos os envolvidos num processo: clientes, fornecedores, comunidade, colaboradores e funcionários).

Na minha jornada corporativa, aprendi a identificar os líderes ultrapassados e os líderes do futuro. O líder ultrapassado é aquele que bajula o alto escalão da empresa que não permite o direito de pensar de forma empreendedora dentro da organização, pois teme que sua “posição” possa ser ocupada. É aquele que diz: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” ou “ serve ou não serve para isso ou aquilo”. Mas o bom é que sempre tive o poder de fazer escolhas e me inspirava nos líderes do futuro.

Com isso tive muita sorte, de me deparar com líderes inspiracionais, que educaram suas equipes pelo exemplo, que me influenciaram pelos valores, e que ajudaram a chegar mais perto dos meus sonhos.

O líder do futuro, cara leitora, é aquele que exerce influência. Isso mesmo, essa é a principal diferença desse líder: influenciar, como diz o autor de O líder 360 graus, de John C. Maxwell, “influenciar os outros é uma questão de disposição, não de posição.” Ele ainda ressalta que todo nível de uma organização depende da liderança de alguém. Por exemplo, em todas as pontas da sua organização você poderá encontrar líderes. Não subestime nenhum departamento da sua empresa.

A liderança é contínua e envolve muita aprendizagem, escuta ativa, respeito a seus liderados, visão a longo prazo, gratidão por aprender e ensinar, inteligência emocional, postura para correr riscos, admitir falhas e principalmente fazer mais do que o combinado.

Gosto muito de uma frase de Zig Ziglar: “No segundo quilômetro não existe congestionamento de trânsito.” Os líderes do futuro estão aptos a darem sempre mais do que  esperamos deles.

Aproveite este texto e faça duas perguntas cruciais para entender sua liderança:

  1. O que estou fazendo para me desenvolver e ser um líder do futuro?
  2. O que estou fazendo para desenvolver minha equipe e criar líderes do futuro?

Não se conforme com líderes ultrapassados. Não se preocupe com posições, porém esteja disposto às mudanças. Quando você internalizar tudo isso seu comportamento será outro. E todos o reconhecerão como um líder do futuro.

Uma excelente semana!

Rosí Dopazo é co-fundadora da Planeje Seu Futuro, coach empresarial, analista de perfil comportamental, e especialista em Comunicação, Atendimento e Vendas. Membro da ABRACEM (Associação Brasileira de Consultores Empresariais). Fale com Rosí em: contato@planejeseufuturo.com.br.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.