Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

Pergunta, Maria: onde devo abrir a minha loja?

Home  >>  Primeiros passos  >>  Pergunta, Maria: onde devo abrir a minha loja?

Pergunta, Maria: onde devo abrir a minha loja?

On Março 31, 2016, Posted by , In Primeiros passos, With No Comments

P – Uma das principais dúvidas seria sobre o ponto a localização onde estou. Em Mauá [na Grande São Paulo] tenho 70% dos clientes, mas em Santo André, onde moro, a região é de fácil acesso para as regiões vizinhas. Assim, não sei onde abrir minha loja: em Mauá, que tenho mais clientes, ou em Santo André, onde pretendo captar novos.

B.M., de Santo André.

Para responder essa pergunta, é preciso responder outras perguntas antes:

– Qual o negócio?

– Qual o produto?

– Quais os tipos de clientes atendidos?

– Quanto tempo está estabelecida no endereço?

– Por que mudar de ponto?

– É preciso saber por que esses 70% (de Mauá) compram com você. Eles estão de passagem? É um produto exclusivo? Falta concorrência em Mauá? É por causa do atendimento?

Ainda é importante identificar as razões da minoria atendida ser de Santo André. É por que a localização privilegia o público de rua, ou seja, ponto de passagem para os clientes de Mauá?

Seria falta de interesse dos clientes da região ou a empresa não realiza promoções e divulgação na região?

Qual o local do novo ponto?

Qual o valor do novo ponto?

Qual é o investimento de adequação do novo ponto?

Você tem o cadastro de todos os clientes para uma eventual mudança? (celular, e-mail, Facebook dos clientes) Principalmente para avisar essa mudança se for o caso?

Em uma eventual alteração de endereço, qual a perspectiva de faturamento? Teria uma folga de fluxo financeiro? Partindo do princípio que sempre numa alteração sempre existe uma diminuição de clientes.

Resumindo, para fazer uma mudança de ponto e no seu caso da cidade, é preciso fazer uma análise bem criteriosa das vantagens e desvantagens. Tente colocar em um quadro alguns pontos em relação a esses questionamentos para identificar as reais necessidades dessa possível mudança.

A pergunta de hoje foi respondida por Leandro Reale, consultor do Sebrae.

Você dúvidas sobre o seu negócio? Mande um inbox ou e-mail para fala@voamaria.com.br.

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas