Motivar é preciso, por Rosí Dopazo

Motivação é o impulso interno que leva à ação. As pessoas motivadas têm mais iniciativa, desejam o crescimento nas suas carreiras, acordam com pique para enfrentar a segunda-feira, têm uma energia que impulsiona na busca de um determinado resultado. É algo muito pessoal. O que te motiva pode não motivar os outros.

Muitas são as teorias que falam sobre motivação, mas hoje vamos entender e compreender um pouco sobre as necessidades básicas e secundárias do ser humano. Essas  necessidades são conhecidas como TEORIA DAS NECESSIDADES, do psicólogo Abraham Maslow(1908-1970).

Como mostra a figura:

elogio

Segundo Maslow, depois de satisfazermos nossas necessidades básicas, queremos satisfazer necessidades sociais e espirituais até a autorrealização.

Se você está sozinho nessa empreitada, se questione sobre suas reais necessidades e motivações, ou se você tem uma equipe, faça um questionário utilizando a Teoria de Maslow. Isso a ajudará a entender melhor as motivações e necessidades de quem trabalha com você ou para você.

Por exemplo, quem trabalha com vendas pode checar com sua equipe o que os motiva mais. Exemplo prático: se um dos seus vendedores está com um problema financeiro grave, motivá-lo dizendo que uma prática adotada por ele ou um case de sucesso com um cliente será publicado no mural da empresa ou no jornal talvez não seja a melhor forma de motivá-lo.

Cara empreendedora, se você se ater à aplicação da teoria de Maslow no seu local de trabalho perceberá que seus funcionários expressam preocupações com segurança no emprego, reconhecimento e estima por parte da empresa. Sentindo-se preenchidos nessas necessidades, procurarão outras até a autorrealização.

Uma dica poderosíssima para motivar e manter sua equipe muito mais engajada e produtiva é o poder de elogiar verdadeiramente e com sinceridade. Isso aumenta a autoestima, as melhora as relações interpessoais, o poder de pertencimento e o respeito. Reconheça o bom pai, o bom filho, o bom funcionário, o bom amigo, o bom trabalho, os bons fornecedores e etc.

Pratique…pratique e pratique…. DIARIAMENTE.

Baixe AQUI o exercício para a prática do elogio.

Um abraço elogioso para você,

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.