Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

O que é importante para você neste momento?

Home  >>  Colunistas  >>  O que é importante para você neste momento?

O que é importante para você neste momento?

On Abril 13, 2016, Posted by , In Colunistas, With No Comments

Por Tania R Sanchess

Gostaria de iniciar este artigo lhe fazendo uma pergunta: O que você preza ter em sua vida acima de tudo? O que é importante você ter em sua vida que, quando o mundo não satisfaz de alguma forma, você se sente frustrado, incomodado e em alguns momentos revoltado? Você sabia que prezar por algo em nossas vidas, significa atribuir-lhe importância e quando consideramos algo muito importante para termos em nossas vidas, estamos lhe dando um “Valor”. E dando este valor, damos significado e uma vida com significado é que faz com acordemos empolgados, com energia, com brilho nos olhos, com entusiasmo para fazermos as coisas acontecerem, pois sabemos aonde queremos chegar, o que queremos conquistar, realizar e o que for preciso fazer para chegarmos onde desejamos, será feito com maestria e a chance de dar certo será muito maior!

Vejo muitas pessoas no momento presente exalando insatisfação, insegurança, medo, mau humor, desânimo e em determinados momentos, até revolta. É como se o mundo estivesse contra ela e por tal sua preocupação com o que é importante para os outros, para agradar os outros é tão grande que quando não é recompensada, se frustra totalmente e se sente desvalorizada. Mas qual valor esta pessoa deu a si mesma? Ela está tão voltada para o mundo externo, para o que os outros vão pensar ou como vai se mostrar frente ao outro que não tem a menor ideia do que é realmente importante para si mesmo ou sobre o que valoriza em sua própria vida. Se isto não está claro para ela, como deseja ter sucesso? Se não tem claro o que realmente é importante para sua vida, como saber o que realmente deve ser feito? Qual a melhor conduta a ser tomada? Qual o melhor caminho a ser seguido?

O que mais temos hoje são pessoas insatisfeitas com suas vidas, seus trabalhos, seus negócios, tendo momentos de ansiedade e depressão por parecerem um barco à deriva, sem rumo diante de águas turbulentas do mundo externo. Como acertar a rota? Como alinhar as velas e criar um rumo a seguir? Comece parando para fazer uma reflexão sobre sua vida, se perguntando o que de fato é importante ter em sua vida, o que é primordial. Se o mundo exigisse de você somente uma conduta, qual seria? Do que você jamais abriria mão independente das circunstâncias externas? Por este caminho você já vai ter uma base de quais são seus princípios, seus valores que servirão de guia para comportamentos, atitudes e decisões no exercício de seus papéis na vida pessoal ou profissional.

Tudo aquilo objetivo ou subjetivo que damos alta importância em termos em nossas vidas são nossos valores – eles são como uma bússola que nos direciona qual melhor caminho a seguir e se revelam pelas atitudes e comportamentos que adotamos quando nos posicionamos frente ao mundo. Ninguém sobrevive muito tempo de maneira satisfatória se não estiver vivendo e atuando de acordo com seus valores. São eles que fazem com que você vá realmente em direção daquilo que deseja, daquilo que vai lhe trazer realização, prazer, de trabalhar naquilo que é sua vocação, sua profissão, seu negócio, seu talento.

Os valores são respostas do porquê você deseja conquistar algo; quando você entender quais sentimentos quer experimentar ao conquistar um objetivo, uma meta, sua visão de vida ou realizar sua missão pessoal, também terá entendido quais são seus valores. Conhecê-los é importante para o seu futuro, tanto na carreira como fora dela. É um fator determinante para quem pretende fazer seu planejamento para o sucesso, para ter mais segurança nas decisões que serão tomadas.

“E todas as nossas decisões são guiadas pelos nossos valores.

E é no momento de decisão que nosso destino é traçado! ”

Gerônimo Theml 

Conhecer os valores que mais importam e influenciam sua vida é fundamental para ter uma vida de sucesso e satisfação seja em qual âmbito for. Então o que está esperando para mapeá-los?

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas