Cinco características de uma verdadeira empreendedora

Vivemos um momento político e econômico em que, por conta do desemprego, muita gente pensa em empreender. Além disso, o brasileiro cultiva em ser chefe, na esperança de ter uma renda maior, trabalhar menos e ter mais qualidade de vida. Mas será que ser um empreendedor é tão simples assim? De acordo com o site The Entrepreuner, ser empresária não é tão simples assim, tanto que ter ou desenvolver algumas características é essencial.

Qual delas você já tem?

  1. Seu negócio é o seu sonho

Para muitas pessoas, simplesmente ter um trabalho gratificante é suficiente. Alguns dos indivíduos mais ambiciosos, homens e mulheres com a intenção de atingir o topo de suas áreas de atuação, não são necessariamente empresários de espírito.

Não há nada de errado com o desejo da estabilidade que vem de trabalhar para alguém. Mas para ser um empreendedor, a motivação deve vir de dentro. Criar algo a partir do zero exige crença inabalável em si mesmo e seu negócio. Seus objetivos para o seu negócio e seus sonhos para sua vida precisam ser, se não um únicos, interligados. Caso contrário, é difícil encontrar a vontade de continuar quando as coisas ficam difíceis.

  1. Você cria uma oportunidade para preencher uma necessidade

Os empresários muitas vezes escolher seus empreendimentos com base em uma experiência pessoal ou necessidade. Jim Bizily, o proprietário do Park City Alojamento, é um grande exemplo disso. Quando Bizily era um residente de San Diego, ele frequentemente passava férias em Park City, Utah. Durante suas visitas, ele encontrou-se insatisfeitos com os serviços oferecidos pelas empresas de administração de imóveis na cidade. Em vez de permanecer insatisfeito com a situação, Bizily escolheu para mudar para Park City e criar uma empresa de aluguel de propriedade que ultrapassou em muito qualquer uma das opções locais existentes.

Quando a maioria das pessoas encontra um problema nessa escala, eles encolhem os ombros. Indivíduos empreendedores de mente, no entanto, vão procurar uma solução.

  1. Você é um tomador de risco

Uma das principais características que diferenciam um empresário para além do resto do pacote é a vontade de abraçar o risco ao longo de um sentimento de cautela. Os funcionários são muitas vezes preocupados com a manutenção do status quo e agradar aqueles em posições mais elevadas. Os empresários, por sua vez, raramente preocupam com a preservação circunstâncias como elas são – em vez disso, eles desejam incentivar a mudança positiva agitando as coisas. A mudança é muitas vezes arriscada. Parte de ser um empreendedor é ter um apetite saudável para a incerteza ea capacidade de perceber que, mesmo se os resultados não são perfeitos na primeira vez, ele está ok para aproveitar a oportunidade e ver o que acontece.

  1. A paixão é a sua principal prioridade

Para os empresários, a paixão é muitas vezes mais importante do que o sucesso. Enquanto o sucesso normalmente gira em torno de um objetivo final, a paixão é sobre a capacidade de abordar uma empresa com entusiasmo fervoroso. Enquanto um gestor de sucesso pode estar mais preocupado com os números diários e semanais, um empresário vê a cada momento como uma oportunidade para efetuar a mudança real.

  1. Você não perder de vista o quadro geral

Outro traço que une a maioria dos empresários é a capacidade de forjar um novo caminho. Os funcionários são muitas vezes obrigados a tomar decisões com base em experiências passadas e atuais circunstâncias. Um empresário deve usar o passado e presente para criar um novo futuro. Um exemplo desta diferença de perspectiva pode ser encontrado em uma empresa de tecnologia cujos lucros estão ficando para um gerente de marketing, devido aos esforços para divulgar um produto já existente. Um empresário pode optar por criar um produto totalmente original. Enquanto o risco global pode ser maior, um dissidente entende que a criação de um novo nicho de mercado pode adicionar uma dimensão valiosa para toda a indústria.

Iniciar ou executar um novo negócio envolve sempre uma certa quantidade de coragem e risco. Se você não estiver satisfeito com a realização de “business as usual”, você pode muito bem ser um empreendedor na tomada. E mesmo se você não é um empreendedor por natureza, você ainda pode aprender muito ao estudar os hábitos e características daqueles que possuem um espírito verdadeiramente empreendedor.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.