O que você anda contando? A parábola das três peneiras

Por Rosí Dopazo

Essa semana vou falar de algo muito importante no mundo do trabalho e do empreendedorismo: a comunicação mais generosa e humana. Em que a autoavaliação e a reflexão são pontos muito importantes.

E por isso, te darei um presente especial, que você amiga empreendedora deve usar todos os dias. Esse presente especial são As Três Peneiras.[1]

Preste muita atenção nesta parábola:

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras?

– Sim. A primeira é a da Verdade. O que você quer contar sobre os outros é um fato? Caso tenha apenas ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, porém, que seja verdade, deve então passar pela segunda peneira: a da Bondade. O que você vai me contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho e a fama do próximo? Se o que você quer contar for verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a da Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar sua vida?

E continua Sócrates:

– Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu como você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos e colegas. Devemos sempre ser a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Lembre-se:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias

Pessoas comuns falam sobre coisas

Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Qual a lição que podemos tirar de tudo isso?

Se fizermos um paralelo com nosso mundo tão interconectado e com tantas redes sociais, quanta energia gastamos prestando a atenção no que não tem crivo?

No mundo corporativo e do empreendedorismo, seja como colaborador,  funcionário ou empreendedor, somos exemplos de comunicação assertiva, serena e cortês? Isso agrega minha equipe? Qual o perfil da pessoa que se dedica a falar dos outros? Ouvi todos os lados da questão?

Quando tratamos de comunicação não esqueça de usar: verdade, bondade e necessidade.

Use sem moderação as três peneiras.

Rosí Dopazo

Co-Fundadora da Planeje Seu Futuro, Consultora de Empresas, Business Coach & Analista de Perfil Comportamental DISC e Treinadora de Equipes.

É membro da ABRACEM (Associação Brasileira de Consultoria Empresarial). Quer falar diretamente comigo escreva para:  contato@planejeseufuturo.com.br

] Parábola Atribuída ao Filósofo Ateniense Sócrates

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.