A arte de negociar: 7 dicas para você impulsionar o seu negócio

A habilidade para negociar está entre uma das qualidades mais fundamentais para quem deseja ter sucesso em qualquer ramo de atividade. Se você é uma empreendedora e tem alguma dificuldade nesse aspecto, precisa ficar atenta e buscar formas para se aprimorar, uma vez que terá que negociar o tempo todo, seja com fornecedores, clientes, parceiros ou funcionários.

Flexibilidade, criatividade, autoconhecimento, estabilidade emocional, autoconfiança, comunicação fácil, capacidade de se colocar no lugar do outro e planejar suas ações são alguns dos requisitos que fazem parte do perfil de um bom negociador, que se complementam ainda com honestidade e foco em estabelecer parcerias na base do “ganha-ganha”.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa fina arte de negociar, acompanhe algumas dicas e cuidados que apresentamos a seguir:

  1. Superar desafios e questionamentos

Toda negociação se caracteriza como uma situação de tensão, dentro da qual os negociadores devem estar prontos para superar obstáculos e assim alcançar os objetivos desejados. Negocia bem aquela pessoa que mais do que suportar, sente-se estimulada para superar desafios e questionamentos e consegue identificar novos horizontes e soluções factíveis para cada problema apresentado. Vale lembrar que falta de questionamentos por parte do interlocutor pode significar falta de interesse.

  1. O poder do Não

Aprender a dizer “não” é um ponto chave para que o negociador possa ter mais controle sobre a sua negociação e não ficar refém de situações que não lhe sejam favoráveis. Até porque, pior do que não realizar um negócio é realizar um mau negócio. O grande desafio, portanto, é saber expressar sua negativa, como por exemplo dizer não à concessão de um desconto maior para o cliente, oferecendo outras contrapartidas que atendam suas expectativas e permitam que o negócio seja realizado.

  1. Empatia é indispensável

A empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro para alcançar uma visão mais ampla e completa da situação e, a partir daí, poder encontrar alternativas e soluções capazes de resultar em um bom negócio para ambas as partes. Se você tem a clara percepção das necessidades do seu cliente ou do seu fornecedor, isso aumenta em muito sua capacidade de negociar de modo positivo e trazer o negócio em questão para uma posição de consenso.

Essa capacidade de criar sintonia com o outro negociador, ajuda na fluência do negócio e ainda evita possíveis situações de conflito.

  1. Sentar-se na calma

Manifestar ansiedade durante uma negociação é o mesmo que atestar a sua insegurança. Simplesmente ouça aquilo que seu interlocutor está dizendo na plenitude e não tenha pressa em contrapor sua opinião ou já partir em desespero para convence-lo que sua proposta é a melhor. Se tiver calma para ouvir, poderá identificar com clareza a necessidade do seu cliente, fornecedor, parceiro ou funcionário e, ai sim, oferecer a melhor proposta para todos.

  1. Foco e assertividade

Ser assertiva em sua comunicação é um ponto imprescindível para empreendedoras que desejam se tornar boas negociadoras. Ao manter o foco na negociação, a negociadora poderá sintonizar-se profundamente no clima da discussão e, ao manifestar sua posição com clareza e criatividade, ajudar seu interlocutor a identificar pontos que a princípio tenham ficado obscuros.

  1. Capacidade de ouvir

Para que você possa apropriar-se das necessidades de seu interlocutor é preciso que ele apresente as suas demandas. Por isso, mais uma vez, contenha a ansiedade para apresentar sua solução e aprenda a fazer perguntas sobre o tema que está em debate e, principalmente, ouça as respostas com toda atenção.

Sem identificar o que o seu interlocutor quer de fato, você nunca conseguirá oferecer a melhor solução.

  1. Não perca oportunidades

Não resta a menor dúvida que quem deseja ter sucesso como empreendedor precisa ter um bom tino comercial. Mas a coisa não pode parar por aí, é preciso ir além. A empreendedora de sucesso é a pessoa capaz de despertar em si a capacidade de fazer acontecer. Aquele sentido profundo de identificar a oportunidade e só relaxar no momento em que conseguir fechar o negócio.

Em seguida nunca deixe de convidar seu interlocutor para um café ou um almoço e já começar a preparar o pós-venda. Siga com sucesso.

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About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.