Metas: o que são e como defini-las, por Tania Sanches

Por Tania Sanches

Segundo Brian Tracy, auto do livro “A Meta”, o sucesso é uma questão de metas, e tudo mais é teoria. Todas as pessoas de sucesso são intensamente voltadas para metas – sabem o que querem e concentram-se exclusivamente em consegui-lo, todos os dias.

Sua capacidade de estabelecer metas é a chave-mestra do sucesso. As metas ativam a sua mente positiva, liberando ideias e energia para a realização delas. Sem o estabelecimento de metas, você simplesmente vai sendo levado pelas correntes da vida. É como se você estivesse dirigindo um potente e bem concebido carro em uma estrada de neblina densa –  você dirige lenta e hesitantemente, avançando pouco, mesmo em estradas de excelentes condições. Tomar decisões a respeito de suas metas é algo que dissipa imediatamente a neblina, permitido que você focalize e canalize suas energias e sua capacidade. O estabelecimento de metas claras permite-lhe então, pisar no acelerador e avançar. Tendo metas em vista, você fica focado no seu alvo e isto, aumenta a sua autoconfiança, potencializa a sua competência e estimula o seu grau de motivação. Como diz o treinador de vendas Tom Hopkins: “As metas são o combustível da fornalha das realizações”.

O ponto de partida do estabelecimento de metas consiste em perceber que você tem um potencial praticamente ilimitado de ser, ter ou fazer qualquer coisa que realmente queira na vida, desde que simplesmente o deseje e esteja disposto a trabalhar com afinco e perseverança para alcançá-lo. A segunda parte do estabelecimento de metas consiste em aceitar total responsabilidade por sua vida e por tudo que lhe acontece, sem querer culpar ninguém nem nada, nem encontrar justificativas – você é o responsável pelas realizações e ponto! Tendo em mente esses dois conceitos — que o seu potencial é ilimitado e que você é totalmente responsável, de maneira clara – você pode, agora, dar o passo seguinte, que consiste em começar a vislumbrar o seu futuro ideal.

Mas o que são estas metas?

As metas são um processo que você utiliza para atingir um alvo maior em sua vida, que chamaremos de OBJETIVO. Elas servem como um caminho, um passo a passo para se chegar a este objetivo; é um caminho que você vai trilhar para atingir algo maior, um propósito a ser realizado, um sonho macro que se deseja conquistar. Então a meta é algo que você precisa definir, escrever de maneira clara e determinada, que será possível de ser medido, acompanhado e atingido.

É um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar; uma etapa a ser atingida. Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo maior. E elas devem ser sempre claras e possíveis de serem quantificadas, mensuradas e acompanhadas a partir de dados e indicadores que vão lhe mostrar se está no caminho correto para conquista de algo maior.

A meta precisa responder basicamente a duas perguntas: Quanto? E. Quando?

E para descrever suas metas, você precisa ter claro o que realmente quer. A partir daí pode usar a ferramenta chamada SMART, que em inglês significa “inteligente”, “experto” e trabalhá-las de maneira concreta. Para entender melhor a diferença entre o Objetivo e a Meta, vamos apresentar um exemplo simples:

OBJETIVO: sair do aluguel definitivamente.
META: adquirir uma casa de 100m² no bairro da Mooca pelo valor máximo de R$ 250.000,00 até o dia 20 de novembro de 2017.

A partir daí podemos utilizar a ferramenta SMART para verificar se nossa meta é inteligente e promissora de concretização e sucesso:

Specific (Específica) = deve ser clara, não deixando dúvidas do que se trata. Uma meta inteligente deve ser específica o suficiente para clarear o caminho que precisa ser percorrido para sua realização. Quanto mais específica for a meta, menor a chance de interpretações equivocadas surgirem. No exemplo acima vemos claramente que os dados estão lá. Agora será necessário especificar outros passos para a aquisição da casa. Provavelmente o maior desafio nessa meta será conseguir o dinheiro. Para isso você pode ainda dividir essa meta em um plano de ação com tarefas menores, como por exemplo:

-Investir 30% de minhas economias na bolsa

-Vender o carro atual

-Pesquisar casas na região e formas de financiamento, etc.
Mensurable (Mensurável) = pode ser medida de alguma forma. Toda meta inteligente deve conter um número, um valor, uma cifra ou uma porcentagem, que funciona como uma linha de chegada. Seguindo o exemplo acima, já foi estipulado o valor do imóvel e o quanto será investido em economias. Mês a mês estes dados serão mensurados para ver se estão dentro do esperado para atingir a meta no final.
Attainable (Atingível) = você para atingir a meta, deve perceber que é possível atingi-la dentro do prazo estipulado. Uma meta deve ser desafiadora e atingível ao mesmo tempo.  Estabelecer metas irreais e inatingíveis só irá gerar desmotivação. Verifique se os prazos estabelecidos estão condizentes com sua realidade do dia a dia.
Relevant (Relevante) = uma meta deve estar alinhada ao caráter pessoal das pessoas envolvidas, a fim de estimular a motivação intrínseca de cada um. Quando for estabelecer uma meta pense se terá orgulho e felicidade ao contar à sua família quando realizá-la. Caso a resposta seja sim, pode ter certeza que a meta é relevante.

Time-Based (Tempo Limitado) = deve ter seu prazo de alcance bem definido.  Toda meta inteligente deve ter um prazo para ser alcançada. O tempo é um fator decisivo para que você consiga ou não atingir a meta. No exemplo acima, o prazo está estipulado em 20 de novembro de 2017.

Em termos de comportamento, para atingir suas metas, você precisa ter:

Foco = estar comprometido com a realização de cada uma delas.

Disciplina = representa o esforço, a determinação e a vontade de alcançar a meta. Perseverar em busca.

Dedicação = se propor a fazer aquilo que precisa ser feito e da melhor forma possível para alcançar.

Confiança = acreditar que você é capaz de conseguir. Afaste o medo da derrota e entenda que o único responsável pela conquista é você.

Propósito = fazer com intenção de concretizar, acreditando em si mesmo e compreendendo que todos os acontecimentos do seu dia servem para te levar mais próximo do que quer. Se isto não estiver acontecendo, reveja o processo e mude a rota.

Capacidade de adaptação = você pode estar pensando em seus objetivos maiores, mas dedique-se a concretizar suas metas, senão os objetivos maiores serão só devaneios. Faça as adaptações necessárias, seja flexível.

Prioridade = em qualquer momento de sua vida você terá uma porção de objetivos e responsabilidades para serem realizadas. Caso você tenha metas demais, logo se sentirá sobrecarregado e será difícil concretiza-las. Então escolher prioridades ajuda, assim você terá mais foco quando objetivos conflitantes surgirem.

Progresso = para ficar de olho no progresso é importante escrever suas metas em um diário, agenda ou planilha. Isto é uma ótima maneira de verificar os sucessos pessoais, avaliar e perceber os progressos alcançados. Isto também te manterá motivado e pode encorajar até o trabalhar com mais afinco.

– Recompensas = quando você conseguir realizar aquela meta desejada que foi tão sofrida de conseguir, ou que exigiu muito esforço, foco, planejamento e replanejamento para se realizar, dê uma recompensa par você mesmo ou faça algo que marque aquele momento.

Então…

                ESTABELEÇA AS METAS

                               DESENVOLVA UM PLANO DE AÇÃO

                                               MONITORE OS RESULTADOS

Marcelo Aurélio, em um artigo sobre Produtividade, deixa claro que cumprir metas estabelecidas não é tarefa fácil, porém não estabelecer metas por medo de não atingir é no mínimo perca de tempo e de realizações.  A diferença entre quem ousa estabelecer metas e quem acredita que não há necessidade de todo este trabalho, que guardar na cabeça dá certo ou somente pensar a respeito é válido, é simples: ambos vão se decepcionar em certos momentos da vida, porém somente quem correu atrás de seus sonhos vai ter o prazer de atingir seus objetivos.

Ter metas claras é fundamental para o sucesso na vida e ter as mesmas escritas em um caderno, agenda ou planilha para acompanhamento diário dos passos a seguir, é essencial para se realizar. Por esse motivo é importante rever constantemente os benefícios que esse sacrifício trará.

Abraço e nos vemos no próximo artigo!

Tania R Sanchess
Psicóloga & Coach Funcional

Treinadora Comportamental

Celular (11) 99468-4160

Skype: taniaregina38

www.taniarsanches.com

Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.