Conheça-te a ti mesmo e o poder lhe será dado

Por Tania R Sanchess

Conhecer a si mesmo = conhecimento de si = praticar o autoconhecimento. Este é um processo que tem como objetivo levar o sujeito a ser mestre de si e consequentemente, um ser humano melhor para conviver com o meio no qual vive. O autoconhecimento é uma realização pessoal que traz saúde e liberdade para quem o pratica. Contudo para conhecer a si mesmo, ´sujeito precisa refletir e interpretar a si mesmo, como uma jornada interior, pois será no próprio interior, nos meandros da mente, dos sentimentos, pensamentos, vivências e emoções, que a pessoa vai encontrar as respostas e entendimento para várias questões sobre si e sobre sua vida, com o objetivo de evoluir, ampliar seus horizontes, remodelar seus conceitos, amadurecer suas crenças e rever suas prioridades.

O autoconhecimento é a capacidade que nos permite perceber e agir de forma gradativa sobre tudo aquilo que necessitamos transformar em nós mesmos e como consequente, em nossas vidas. A sociedade atual atrelada ao desenvolvimento massivo das redes e mídias sociais, nos forçam a ficar mais conectados ao meio do que a nós; nos faz antenar mais ao que acontece na vida do outro do que na nossa própria vida. Então ter uma maior percepção sobre si através do autoconhecimento é o que nos permite alterar nossas crenças erradas e distorcidas e tudo aquilo que nos faz mal e nos causa conflitos internos ou que atrapalha nossa vida de alguma forma. A falta de conexão conosco faz com que deixemos ao outro nossa atenção e energia e o resultado é termos pouca energia, atenção ou mesmo paciência para desvendarmos a nós mesmos, ampliarmos nossos mapas, trazermos à tona nossos potenciais adormecidos, reforçar nossas qualidades, nosso posicionamento frente ao meio, mostrando aquilo que somo e aquilo que queremos.

O autoconhecimento é um processo evolutivo e é preciso trilhar o seu caminho, sem medo de investir em si mesmo, pois é apenas a partir dele que se consegue criar uma identidade própria e se diferenciar dos demais, valorizando mais a própria vida e aumentando a autoestima e a estabilidade emocional. Se conhecer é desenvolver inteligência emocional para investir em qualquer projeto que se queira, seja ele pessoal, profissional, espiritual ou financeiro. Sem saber quem se é, fica difícil saber onde se quer chegar, pois não se tem claro quem se quer ser, ou o que se quer ter ou o que é possível se fazer com as habilidades, conhecimentos e talentos que se tem. Outros benefícios deste processo é nos proporcionar a possibilidade de destrinchar nossas limitações, bloqueios, inseguranças e entender a causa raiz de nossos “gaps”. Quando nos tornamos conscientes de nossas “travas”, temos condições de saber como trabalha-las para desenvolvê-las, eliminá-las ou superá-las; nos tornamos mais aptos a superar as dificuldades que vão surgindo no caminho e mais preparados para tomar decisões no dia a dia, sem dor ou sofrimento. Temos poder de escolha, pois temos claro qual o caminho de fato queremos seguir e o que serve ou não serve para nós a partir disto.

Muitas pessoas ainda acreditam que investir tempo ou dinheiro nesta trilha é perca de tempo, contudo a sua maioria, acaba por cair em um ciclo de murmúrios e lamentações, acreditando que nada dá certo em suas vidas ou que a culpa dos entraves está no outro ou na resposta que o outro dá às suas necessidades. Estas pessoas criam ciclos de procrastinação, ansiedade, angústia, apego e até de depressão, pois a insatisfação com seu momento atual é tão grande que são as emoções que tomam conta e se tornam viscerais na reação aos problemas do dia a dia que acabam se tornando uma bola de neve difícil de segurar. É fato, quanto menos você se conhece, menor é sua habilidade de refletir antes sobre seus atos, decisões e menor é sua habilidade de controlar suas emoções.

O indivíduo que se conhece não permite que o meio o castre e vive com mais tranquilidade, paz interior e de acordo com seus valores e com o que realmente importa. Grande parte das respostas para nossas dúvidas estão dentro de nós e quando não nos conhecemos, ficamos numa busca incessante de respostas no outro ou em busca de sentimentos e prazeres que possam preencher o vazio que há dentro de nós. Assim afirmo que se conhecer é muito importante para sua vida pessoal e profissional, pois o autoconhecimento nos torna senhores de nossas escolhas e líderes de nós mesmos. Aquele que se conhece sabe aonde quer chegar, para onde quer ir e o que vai fazer para alcançar sua realização pessoal. Você está disposto a encarar o desafio e se conhecer melhor? Tenho certeza que não irá se arrepender do tesouro que encontrará ai dentro! Você quer ser feliz e bem-sucedido? Então, comece a se conhecer e a viver em equilíbrio com você, com seus desejos, com seus valores e com as leis do universo, pois a pior crise que existe e pela qual passamos não é a crise política nem econômica e sim, é a crise que temos com nós mesmos quando não nos conhecemos de fato e ficamos à mercê do que o outro determina para nosso destino!

Abraço e nos vemos no próximo artigo!

Tania R Sanchess
Psicóloga, coach funcional e treinadora comportamental

Celular (11) 99468-4160

Skype: taniaregina38

www.taniarsanches.com

Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.