“Antes de ter um negócio, devemos empreender a nós mesmos”, defende Alice Cezar

Psicóloga, psicanalista e agora coach. Depois de 15 anos trabalhando no mercado financeiro, Alice Santos Cezar superou o medo de mudar e investiu e uma nova formação e também em um novo meio de trabalho: o empreendedorismo. Mas para bancar este novo caminho, ela investiu ainda em uma empresa de confeitaria artística.

Mas para driblar a insatisfação pessoal e consolidar o próprio negócio, Alice defende que um dos primeiros passos a ser seguido é investir no desenvolvimento profissional. “A Alice hoje é uma pessoa que não tem medo de tentar. É empreendedora em todos os aspectos, até empreendedora de si mesma, que busca sempre se renovar. Não tenho medo de buscar novos caminhos. Tenho cautela. Mas procuro me desenvolver, procurar novos caminhos e ser melhor para oferecer aos outros, porque este autoconhecimento vai refletir isso no meu trabalho e posso entregar ao outro algo melhor, mais consistente, ser o que for”, conta ela.

Recomeço

A transição de analista financeira para a psicologia, no entanto, não foi tão simples. Para trocar a estabilidade do mercado corporativo pela nova formação, Alice abriu a Doce Voar, empresa de confeitaria artística que mantém até hoje. Neste período, ela conseguiu fazer diversos trabalhos sociais, ente eles um estudo de mulheres com endometriose, que também continua ativo.

Mas se pudesse dar uma dica às mulheres que estão reiniciando suas carreiras, desta vez em um empreendimento próprio, empreendedora paulistana sugere que as mulheres busquem conhecimento. “A minha principal dificuldade foi, em alguns momentos, a falta de conhecimento e a resistência de procurar ajuda ou orientação. Hoje sei o que fazer e o que não fazer na área de empreendedor. Mas no início, não procurei ajuda. Não era arrogância, mas eu achava que sabia executar aquelas tarefas. Porém, na verdade, eu não sabia.”

IMG-20160701-WA0005

Novos projetos

Há alguns meses, Alice deu vida também a uma nova empreitada: a Valor Extremo, de consultoria e serviços empresariais. “A Valor segue a linha de desenvolvimento humano, para ajudar pessoas físicas e colaboradores de empresas, para que tenham uma vida plena, apesar de crise. Esta é a minha missão hoje”.

E além de conciliar suas atividades profissionais, casamento e prezar sempre pela qualidade de vida, Alice quer levar sua experiência e conhecimento a mais e mais pessoas. “Meu sonho é levar essa minha missão, essa ideia de que podemos ser felizes sim fando o que gostamos a mais e mais pessoas. Podemos ter uma vida plena, não sem problemas, mas com segurança daquilo que fazemos”, filosofa.

 

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.