O poder da responsabilidade

Por Fau Ferreira

Na nossa sociedade ocidental, muitas vezes a responsabilidade é vista como algo negativo, pesado. Vemos a responsabilidade como sinônimo de obrigação. Eu sou responsável, então tenho que fazer determinada tarefa.

Trocamos responsável por culpado e, por isso, tantas vezes tentamos fugir das nossas responsabilidades. Mas, se formos pensar, o verdadeiro sinônimo de responsabilidade é liberdade. Porque quando assumimos a responsabilidade da nossa própria vida, libertando-nos do olhar e da culpabilização do outro, ficamos livre para criarmos nossas vidas da maneira que queremos.

A frase “eu sou responsável” deveria ser o nosso mantra. Experimente listar todos os seus problemas hoje e ao lado deles escrever: “Eu sou responsável”. E refletir como criou esta situação e, a partir daí, ver como pode mudá-la e criar uma vida diferente. Sem a aceitação da nossa total responsabilidade não conseguiremos mudar a nossa vida para melhor.

Fau Ferreira é especialista em Marketing, empreendedora  e escritora  e publica seus textos no https://afroempreendendo.wordpress.com/.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.