Como ser produtiva trabalhando em casa?

Por Rafaella Pisano

Com certeza a maior dificuldade de quem trabalha em casa é ser produtivo. Seja por ter que resolver questões domésticas, por distrações, para conciliar a agenda dos filhos e até pelo próprio conforto de trabalhar em casa. Engana-se quem pensa que trabalhar de casa é mais fácil, porém com algumas dicas básicas de quem já está na estrada há algum tempo, você vai tirar esse desafio de letra!

– Defina e anote suas metas e prioridades e mantenha perto de você

Quando trabalhamos em casa, mas temos um chefe que nos impõe prazos e tarefas, é mais fácil coordenar as atividades. Mesmo que alguns acabem procrastinando, chega uma hora que é impossível adiar mais e o trabalho deve ser feito. Porém, se você está começando alguma atividade e resolve trabalhar em casa, tudo se torna uma distração e uma desculpa para deixar para amanhã e quando você vê já passou tempo demais. Por isso é importante definir quais são as suas metas e principalmente as prioridades. Passar uma tarde fria embaixo das cobertas tomando um chá quentinho e vendo um filme pode ser muito animador, mas se você tiver suas metas e prioridades perto de você, com certeza você vai pensar duas vezes antes de trocar seu sonho por uma distração qualquer.

– Tenha um Local de Trabalho

Engana-se quem pensa que trabalhar em casa é sinônimo de cama e cobertas. É claro que se você acordar indisposto e optar por trabalhar um dia da sua cama, não tem problema e inclusive faz parte da maravilha que é poder trabalhar em casa. Porém, além dessa prática não ser saudável, ela impede a criação de uma rotina. E a rotina é fundamental para a produtividade. Ter um local para trabalhar, te ajuda a manter papeis e atividades organizadas, além de ajudar seu cérebro a focar nas tarefas, pois com o tempo ele entende que ali é lugar de trabalhar. Esse lugar pode ser qualquer lugar, mas evite ambientes da casa que tenham muito fluxo para não te distrair.

– Home Office e Crianças precisam de rotina

Quem tem filhos pode optar por trabalhar no período em que elas estão estudando ou fazendo outra atividade. A rotina é importante para o desenvolvimento dos pequenos também, então se elas não têm uma, é hora de colocar isso em prática. Se por conta da maternidade o seu horário de trabalho é noturno, é importante anotar as tarefas que necessitam ser realizadas durante horário comercial. Isso impede que depois de colocar os pequenos na cama você lembre que deveria ter ligado para alguém ou visitado algum lugar.

– Tenha um horário de trabalho

Parece redundante depois de ter falado sobre a rotina, porém um horário de trabalho é na verdade uma quantidade de horas certas para trabalhar. Quem procura home office, normalmente procura qualidade de vida ou aproximação da família e nenhuma dessas opções combina com excesso de trabalho. Tudo deve ser feito na medida. No começo você terá dias mais produtivos em que você vai querer trabalhar madrugadas a fio, e dias em que você não produziu nada. Mesmo assim não caia na tentação e treine seu cérebro para acostumar com a nova rotina. Você vai notar que, depois de um tempo, fica muito mais fácil produzir com qualidade e foco todos os dias.

– Mantenha perto de você tudo o que vai utilizar

Antes de começar a trabalhar, prepare o seu local. Deixe água disponível, papéis para anotação, contas que você eventualmente vá pagar, petiscos, lenços de papel, entre outros. Evite qualquer situação que pode prejudicar seu desenvolvimento te fazendo levantar a todo momento.

 – Permita-se um momento de descanso

Almoçar na mesa em cima do computador está totalmente proibido. Seu cérebro também precisa de descanso. Procure fazer um intervalo de 10 a 15 minutos a cada duas horas para ir ao banheiro e alongar o corpo. Isso vai te render mais concentração ao longo do tempo.

– “Eu era mais produtivo na empresa onde trabalhava.”

Essa situação é muito comum. Acredito inclusive, que todos passam por esse momento quando saem de uma empresa e começam a trabalhar em casa. Nosso cérebro está acostumado a identificar nossa casa como um local de descanso. Portanto, se você começou há pouco tempo, não se culpe por achar que você é a única pessoa que não consegue trabalhar em casa. É tudo uma questão de adaptação, pode ter certeza que trabalhar no nosso cantinho, com a família por perto e evitando o trânsito é a melhor coisa do mundo!

Para mais dicas, acesse o meu blog e acompanhe as nossas redes sociais.

Rafaella Pisano é arquiteta e personal organizer.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.