Clientes buscam atendimento humanizado na hora da compra

Por Silvia Bez*

A situação econômica do Brasil fez o consumidor reduzir suas compras e ficar mais seletivo na hora de adquirir um produto ou serviço. Isto se transformou em um grande obstáculo para o mercado de vendas e mais uma razão para que o profissional aprimore suas práticas. Hoje, mais do que nunca, é preciso ter um relacionamento mais humanizado com o cliente.

As pessoas querem cada vez mais esse tipo de tratamento. Elas buscam produtos diferenciados, voltados ao seu perfil, e esse atendimento mais íntimo, para, assim, sentirem-se mais satisfeitas no ato da compra.

Entretanto, infelizmente muitos estabelecimentos ainda continuam com modelo de venda ultrapassado, com discursos padronizados, tratamento frio, com o único objetivo de fechar venda.

Este modelo engessado e a falta de visão do vendedor dificultam o processo de atrair clientes. O despreparo e a falta de sentimento em todas as etapas da venda são fatores que deixam o profissional de vendas cada vez mais distante do sucesso.

Já o vendedor bem-sucedido, além de efetivar a negociação, “humaniza” o tratamento com o consumidor e transforma a compra em uma experiência. Ele se preocupa em focar nas metas que oferecem soluções e elevem a autoestima do cliente, para satisfazer suas necessidades a garantir o retorno ao estabelecimento.

Tudo isso também envolve uma característica: a paixão. Ela faz com que o profissional aperfeiçoe suas técnicas para oferecer o melhor e estar à frente em seu mercado. Além das práticas de venda, o vendedor busca entender exatamente as necessidades e desejos do consumidor. O cliente é a peça final do quebra-cabeça para o negócio dê certo. É preciso manter-se atento e captar os sinais que o comprador emite e procurar saber sobre qualquer coisa que possa afetar sua decisão.

O conhecimento na área do vendedor não é o bastante se ele não realizar seus serviços com paixão. Em tempos de crise econômica, grande concorrência no mercado e altas metas, o sucesso do profissional também se deve às emoções que ele pode oferecer para o cliente e tornar a venda um momento único.

*Silvia Bez é palestrante motivacional, especialista em vendas e marketing pessoal, além de Master Coach. Em seu trabalho, sempre foca o lado humanista. Formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e pela IAC (International Association of Coaching), é autora dos livros “Paixão em Vender – 5 Segredos do Vencedor”, “7 passos para se apaixonar pelo que faz” e “5 Passos para fortalecer sua Memória”. Site: www.silviabez.com.br.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.