Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

Você se manifesta de acordo com que você deseja?

Home  >>  Colunistas  >>  Você se manifesta de acordo com que você deseja?

Você se manifesta de acordo com que você deseja?

On Agosto 1, 2016, Posted by , In Colunistas, With No Comments

Por Tania R Sanchess

Todo ser humano tem sua bagagem de vida constituída das experiências vividas que se refletem em comportamentos e atitudes que temos frente a comunidade na qual vivemos. Quando começamos um processo de observação sobre nós, sobre nossos comportamentos, atitudes, com o intuito de entendermos como funcionamos em relação aos estímulos, percebe-se que temos uma maneira particular de ver as coisas, reagir a elas, embasado nas experiências e vivências que tivemos até aquele momento.

Somos seres sociais e aprendemos desde cedo, a viver em grupo, então precisamos aprender a nos relacionar de maneira saudável, a manifestar nossos pensamentos e sentimentos de maneira produtiva para colher bons frutos das relações e vivermos em paz e harmonia conosco e com o outro.

Manifestar nossos pensamentos, sentimentos, através da nossa postura, gestos ou palavras significa a maneira como nos colocamos frente ao meio – apresentamos ao outro, nossa comunicação, nossa conduta, nossas ideias, nossa segurança e nosso amor. Se eu ando com o piloto automático ligado, dificilmente vou me atentar a forma como me expresso e com isto posso não atingir os resultados que eu almejo quando me comporto diante de uma situação. Quantas vezes você já teve uma ideia e tentou “vende-la” ao outro e não teve sucesso? Ficou frustrado, com raiva, mas também sem entender o que aconteceu, para que sua ideia não fosse comprada. Talvez fosse uma ótima ideia, mas que pensamentos e crenças você expressou junto com a mesma? Como será que sua comunicação, sua postura, suas atitudes, chegaram até o outro? Como estava seu olhar, seu entusiasmo? Ter consciência da forma como você se expressa, o que realmente pensa e sente, é uma parte importante do processo de autoconhecimento.

Constituídos pela união de pensamentos, sentimentos, crenças, verdades que vivenciamos, muito desta base veio do que aprendemos na nossa infância, com a educação e valores que recebemos de nossos pais e cuidadores. Quando chegamos à idade adulta, já temos uma cartilha “embutida” com dados de comportamentos e replicamos uma diversidade deles a partir de uma base aprendida. Se estes comportamentos vão dar certo, vão ser promissores ou não, é outra história. Mesmo assim vamos insistindo, ligamos o piloto automático e seguimos, criando o dia a dia, às vezes tropeçando, às vezes caindo, às vezes acertando, outras errando e às vezes nos dando muito bem.

Para fazermos uma transformação e ter uma expressão que traga bons resultados, é preciso entender como nos manifestamos, como nos apresentamos, como nos comunicamos – analisar se somos mais de defesa ou ataque, se temos um comportamento mais passivo, ativo ou agressivo; se somos empreendedores da nossa história ou intra-empreendedor da história alheia; se gostamos de mandar ou ser mandado. Como você coloca seus pensamentos, sua raiva, sua alegria, segurança; como você vende suas ideias, objetivos, sonhos e medos; como você trabalha em equipe, como você realmente se relaciona com as pessoas que podem ou não lhe trazer aquilo que você deseja, são perguntas importantes a serem respondidas para entendermos qual é o nosso estilo de comportamento.

É preciso analisar o que realmente é meu, criado por mim e o que são crenças trazidas de outros, que não se encaixam mais na realidade que eu vivo, mas que eu teimo em replicar, por insegurança, por medo ou mesmo por inconsciência. E harmonizar seu jeito de ser, aceitando quem você é, sabendo que pode melhorar seu comportamento, sua forma de se manifestar, vai lhe dar segurança para passos certeiros em direção ao que você almeja e expressar mais entusiasmo, persuasão, influência, apreço, entendimento da diversidade que existe no meio e negociar com ela.

É importante que você saiba conscientemente a se manifestar de maneira mais positiva e persuasiva, se quiser ter boas conquistas, afinal somos seres relacionais e se tornar consciente, é a base de todo o processo de mudança. Saber se expressar é um dos nossos maiores aprendizados para vivermos bem conosco e com os outros.

A seguir deixo 10 dicas para lhe ajudar a expressar e manifestar melhor suas ideias e posicionamento:

  1. Seja você mesmo. Não crie personagem para sua imagem. Quanto mais natural você for, melhor o seu desempenho e seus relacionamentos. Se as pessoas devem gostar de você, é por quem realmente é.
  2. Olhe as pessoas nos olhos, pois é uma forma de conexão verdadeira e redução do ruído mental.
  3. Não deixe registros negativos dominarem sua mente. Nós podemos modificar nosso destino, pois somos seres em evolução constante. Tire sempre conhecimento, nunca retaliação das suas vivências.
  4. Trate os outros como gostaria de ser tratado e tenha consciência disto. Como eu gostaria que alguém falasse comigo, é um pontapé inicial para mudar sua forma de se relacionar.
  5. Seja humilde, principalmente nas vitórias. Arrogância, soberba não são sinônimos de bom comportamento.
  6. Centralize o seu foco de corpo e alma em cada coisa que vá fazer, procurando faze-la de forma certa e consciente. Se algo não der certo, pense o que e onde foi que deixou de fazer o que precisava.
  7. Quando precisar de ajuda deixe de lado o orgulho e a vaidade e peça ajuda. Isto nunca foi sinal de fraqueza e sim, sinal de maturidade e consciência de que você não sabe de tudo nesta vida.
  8. Você não é obrigado a agradar todas as pessoas e tão pouco se sentir culpado achando que magoou uma ou outra. Contudo nada de ser grosseiro e mal-humorado, pois isto te fará se isolar.
  9. Toda a rigidez de uma rocha, fica bem numa rocha e jamais nos seres humanos. Para os homens cabe a flexibilidade com firmeza, a resiliência e a capacidade de mudar de ideia e opinião.
  10. Por fim aperfeiçoe-se. invista em você. Sua vida ainda é seu maior projeto!

Abraço e nos vemos no próximo artigo!

Tania R Sanchess
Psicóloga & Coach Funcional

Treinadora Comportamental

Celular (11) 99468-4160

Skype: taniaregina38

www.taniarsanches.com

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas