Como estabelecer metas possíveis? Da teoria à prática

Por Fau Ferreira

Todo mundo que já pesquisou sobre o estabelecimento de metas já ouviu falar que deve-se estabelecer metas SMART, ou seja específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, temporais… Mas como isso funciona na prática? Sempre fiquei na dúvida ao estabelecer minhas metas se estava realmente seguindo esse conceito, então, criei o meu próprio jeito que vou passar pra vocês na prática.

Comece pelos seus sonhos, quais são seus maiores sonhos? Uma casa, um carro, uma viagem… Mesmo que você não tenha certeza, escreva no papel as coisas que você acha que quer no momento, qualquer momento podemos mudar.

Depois disso, você tem que priorizar, por exemplo, se você quer uma casa e um carro. Qual você precisa primeiro? O carro porque você vai precisar dele no seu negócio ou se deslocar para o trabalho? Ou a casa porque tá pagando um aluguel muito caro?

Com suas prioridades definidas você tem que orçar quanto custa cada sonho seu. Daí você passa para o ajuste do seu orçamento, quanto você pode guardar pra realizar seu sonho? A conta é simples, valor total do sonho dividido pela quantidade de dinheiro que pode guardar por mês. Muitos economistas sugerem que você guarde uma quantidade por sonho, mas pra mim funciona melhor, atingir um objetivo e depois partir para outro. Digamos que a minha prioridade seja um carro que custa 30 mil e posso guardar 500 reais por mês.

30.000/500= 60

Então, em 60 meses eu consigo comprar um carro, aí só depois disso, eu passo para outro objetivo.

Ah! Vai demorar muito tempo para atingir esse objetivo. Aí, é que vem o desafio, você tem que conseguir fazer mais dinheiro para guardar e realizar seu sonho o quanto antes. Eu geralmente destino o 13% todo ou em boa parte para acelerar a conquista de um sonho. Vale a pena.

E aí, qual o seu jeito de realizar seus sonhos?

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.