Voa, Maria – Empreendedorismo Feminino

Mantenha-se em expansão – A vida agradece

Home  >>  Colunistas  >>  Mantenha-se em expansão – A vida agradece

Mantenha-se em expansão – A vida agradece

On Agosto 15, 2016, Posted by , In Colunistas, With No Comments

Por Tania  R Sanchess

Como seres humanos em plena transformação, podemos aprender o tempo todo e isto se dá devido ao nosso cérebro ser extremamente plástico, moldável e mutante – isto mesmo, podemos aprender tudo e a todo tempo, se nos permitirmos fazê-lo de mente aberta, com disciplina e atenção. Assim cai por terra ditados como “burro velho, não aprende truque novo” e se fortalece a tese de que somos seres em evolução e recicláveis; podemos reciclar e transformar o velho no novo, customizar ideias, transcender e remodelar comportamentos que não nos agregam mais, que não se encaixam em nosso momento atual, que já não trazem os benefícios que traziam antes. Você não desaprende aquilo que já aprendeu e nem deixa de ser quem você é, contudo, você pode amadurecer sua forma de ser e de reagir aos acontecimentos, sem ficar chateado, frustrado ou se sentindo solitário.

Toda e qualquer mudança que você deseje fazer no seu comportamento e por consequência, na sua vida, depende de paciência e persistência, pois não se acerta logo de primeira; vai ter recaídas, erros e somente a prática consciente para te ajudar adquirir um novo hábito. E mudar hábito, dá trabalho e exige consciência – disciplina – gratidão e amor, primeiro por você e depois pelo outro. Quando você se permite investir nesta caminhada, você deixa de viver as verdades do outro, e passa a viver a sua verdade, pois muito do que acreditamos ser nosso, na realidade são impostas pela sociedade ou meio no qual vivemos e demoram para mudar se não dermos o pontapé inicial. Para isto, se faz necessário alimentar-se emocionalmente, dedicando-nos a reconhecer que somos pessoas espetaculares, inéditas, únicas e insubstituíveis, nos amando e cuidando. Saiba que tudo se realiza primeiro dentro de nós, para depois se expandir para além de nós. Então precisamos investir em nós com pensamentos, sentimentos, emoções ricas de significados para que possamos ter amizades e relacionamentos ricos de aprendizado e como consequência colheitas ricas de concretizações, realizações, benefícios e um processo de ser – fazer – ter verdadeiro. O que eu gero de energia positiva a partir de mim, é o que vou atrair fora de mim.

Se conhecer envolve também se amar e se preservar, cuidando de nossa mente, de nosso corpo, de nossas emoções e de nosso espírito de forma saudável. Eu vejo meu corpo e vida como um templo que merece todo o carinho e dedicação que posso dar. O que é tóxico não me alimenta, então afasto de maneira natural e sintonizo minha energia no momento presente, sem sofrer por um passado que não volta e nem ansiar por um futuro que não sei como será. Faço por e para mim primeiro, para poder depois fazer por e para o outro, dando a ele o que existe de melhor em mim mesmo.

Mas é preciso disciplina e esforço para transformar padrões comportamentais arraigados, que nos impedem de sermos melhores, de vermos a nossa vida como nosso legado. E para obter um patamar profundo de autoconhecimento, muitas vezes é necessário contar com auxilio externo, de um profissional especializado na gestão comportamental, que irá ajudá-lo a olhar e perceber coisas que você mesmo não detecta em si. É necessário fazer revoluções internas, é necessário quebrar paredes, derrubar muros, realizar mudanças no estado atual e por consequência, alterações nas coisas que acreditamos a nosso respeito – quando eu me permito atingir este nível de comprometimento comigo e com minha transformação, a minha colheita é muito significativa, pois ganho expansão na consciência, auto estima, motivação, bem-estar, satisfação pessoal e o mundo agradecer ter pessoas mais saudáveis e melhores resolvidas!

Para fechar, quero compartilhar alguns passos que podem se tornar um mapa para você iniciar sua caminhada:

  1. Invista em se conhecer de fato, em entender como você funciona, por que acredita nas coisas que acredita e qual é o seu potencial verdadeiro. Tenho certeza de que se surpreenderá com o que vai descobrir;
  2. Entenda quem é você de fato, quais são as suas verdades, as suas crenças, os seus valores. Algumas vezes é preciso rever a história, crenças e os aprendizados infantis que nos constituíram;
  3. Revolucione-se, pois as revoluções internas propõem mudanças e contribuem com o bem-estar comum pois, embora todo o processo aconteça dentro de mim, meu entorno está completamente envolvido no processo;
  4. Tenha o perdão como um caminho, pois é necessário perdoar a si mesmo por todas as escolhas que fez, todos os caminhos que seguiu e por tudo aquilo que tantas vezes desaprovou a seu próprio respeito.
  5. Tenha uma comunicação clara e consciente, ou seja, reflita antes de se comunicar. Nós temos essa habilidade ampliada e é justamente esta a ferramenta que utilizamos para nos entender com o mundo ao redor e, em inúmeras situações, nos desentender. Então tenha uma comunicação responsável.
  6. Mantenha-se em paz consigo mesmo, e saiba que nem tudo está no seu controle. Somos todos iguais e desejamos as mesmas coisas para as nossas vidas, de uma forma ou de outra. Como cidadã do mundo não posso fazer a paz se houver guerra dentro de mim.
  7. Seja sustentável e descubra qual é a sua verdade, pois nesse caminho você começa a encontrar suas respostas e a aprender como se posicionar com mais segurança, desenvolver relações saudáveis e, principalmente, amor-próprio para ser quem você é com o seu melhor.
  8. Seja positivo e ser positivo é receber o que a vida lhe traz, quando ela lhe traz; é estar pronto para recomeçar depois de um choro e do momento de auto piedade. É levar em consideração o tempo necessário para que seus desejos sejam realizados, tendo em mente que o pedido e as ações que levam a ele são por nossa conta, porém, o tempo para que ele seja atendido fica por conta do Universo.

Abraço e nos vemos no próximo artigo!

Tania R Sanchess
Psicóloga & Coach Funcional, treinadora Comportamental

Celular (11) 99468-4160

Skype: taniaregina38

www.taniarsanches.com

Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa

 

Deixe uma resposta

Ir para a barra de ferramentas