Consultora de negócios, Andressa Urbim aponta dicas para novas empresas

Hotelaria, seguradoras, bancos, associação de municípios e consultoria. Andressa Urbim soma diversas experiências no mercado de trabalho, em que começou a atuar aos 16 anos. Porém, o desejo de ter mais autonomia, mais desafios, reconhecimento e, claro, maiores remunerações fez com que ela investisse na própria empresa.

Formada em Turismo e especialista em Marketing Estratégico, Andressa abriu a Urbim Consultoria Empresarial há quase sete anos. “Somos impulsionadores de negócios. Atuamos do planejamento até a execução de novas empresas, principalmente nas áreas de marketing e finanças”, resume.

Investimentos

Para tirar este plano do papel, ela e o sócio investiram as próprias reservas financeiras. “O capital inicial foi super reduzido, porque trabalho com serviços e no formato home office. Juntamos e investimos R$ 5 mil para aquisição de computadores, celulares, materiais de comunicação e de escritório.”

Outro investimento que a empreendedora de 32 anos fez foi aprimorar as habilidades e conhecimentos. Para isso, fez diversos cursos em universidades diferentes, networking e “usou o bom e velho feeling” para ajustar o seu negócio até que ele chegasse a um modelo ideal.

Dica

Se manter tanto tempo no mercado, no entanto, exige uma série de decisões. A primeira delas é a escolha dos sócios, que além de engajados, precisam ter disponibilidade suficiente de tempo para se dedicar ao crescimento da empresa. “Também precisei de capital de giro para novos investimentos, inclusive para locação de sala própria e sofro com as ameaças do mercado brasileiro. Com a incerteza da economia, não dá para prever redução do poder de compra dos clientes”, continua.

Já para quem quer colocar a empresa no mercado, Andressa aponta uma série de dicas a partir das experiências empíricas que tem tido desde janeiro de 2010. “Identifique o que você ama fazer. Pesquise se há mercado para tal. Planeje como atingir esse mercado. Busque parceiros e/ou investidores. Defina prioridades e administre seu tempo. Estude, estude constantemente. Destine tempo, estratégias ou profissional para captação de clientes. Faça o seu melhor de acordo com o tempo disponível (antes feito do que não feito). Monitore a satisfação do cliente. Seja criativo, inove, saia da zona de conforto. Conheça pessoas novas. Quebre paradigmas. E seja feliz”, conclui.

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About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.