Como lidar com a Procrastinação no Home Office?

Por Rafaella Pisano

A dúvida mais comum de alguém que adere ao Home Office é, com certeza, a procrastinação. Muitos acreditam que conseguirão produzir muito mais do que produzem nas empresas que trabalham ou em um escritório físico, mas quando decidem ingressar no trabalho em casa ficam decepcionados.

O que eu tenho para dizer hoje é: calma! Você não é a única! Todos nós temos de lidar com a procrastinação em algum momento das nossas vidas, e para que isso não atrapalhe o seu voo, hoje eu trouxe algumas dicas para ajudar a eliminar a procrastinação.

Defina um local de trabalho

-Isso significa que eu mesmo trabalhando em casa, vou ter que ter um escritório?

Sim. É comum empreendedores decidirem trabalhar de casa e imaginarem-se de pijamas na cama o dia todo, com o notebook no colo, TV ligada e por ai vai… Mas é fundamental que você tenha um local onde possa iniciar os trabalhos do dia e principalmente finalizá-lo. Além disso, ter sua papelada organizada vai influenciar muito o seu rendimento.

Defina uma rotina de trabalho

Já falei sobre isso por aqui, mas ao contrário do que muitos pensam, a rotina é extremamente benéfica e produtiva. Por isso, se você quer ser uma profissional que consiga cumprir suas metas, é necessário ter um horário para começar as atividades e para pará-las. Da mesma forma como se você trabalhasse fora de casa, é importante colocar uma roupa de trabalho.

Não precisa ser uma roupa social que te deixe desconfortável, mas é necessário tirar o pijama e informar ao cérebro que o trabalho começou.

Dica: Se você costuma ter preguiça, adote o hábito de tomar banho pela manhã.

Defina suas metas

Onde você quer chegar? Você tem isso claro em sua mente? Crie uma lista das suas metas ou até um quadro de visualizações, algo que te desperte para a importância de realizar todas as tarefas, por menores que sejam, naquele dia. Quando temos dúvidas sobre o que realmente queremos, não temos como colocar em prática as ações que vão nos levar até lá.

Mantenha a casa organizada

Quando estamos cansados, nervosos, ansiosos e todos esses sentimentos que o empreendedorismo nos traz, nos distraímos com qualquer coisa. Por isso, é muito importante manter a organização da casa em dia. Eu sei que isso parece papo de personal organizer, mas acredite: a energia flui melhor e você mesma para de arranjar desculpas para colocar seu plano em ação.

Entenda-se

Tem dias que nosso corpo precisa de descanso e nesses momentos devemos descansar. Afinal, a maior parte das pessoas que buscam o home office buscam também a qualidade de vida. Por isso, não tem nenhum problema você tirar um dia de folga, parar um pouco mais cedo para ver um filme ou curtir a família. Quebrar a rotina, também é importante para a nossa criatividade e produtividade.

A procrastinação não deve ser um hábito, mas casualmente ela não te trará nenhum mal. Um descanso de meia hora pode ser até benéfico para o seu raciocínio. Então escute seu corpo e entenda o que é melhor para você naquele momento. Às vezes é somente preguiça, se você tiver as suas metas ao seu alcance, com certeza você vai pensar melhor se deve se render ou não. Agora, se você perceber que realmente é o momento de parar, pare. Aproveite e cuide de você.

Rafaella Pisano é arquiteta e personal organizer. 
Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.