Ana Munhoz: empoderamento financeiro para uma vida mais saudável

Aprendiz nata, Ana Munhoz sempre se interessou em simplificar procedimentos, tornar coisas mais práticas e ajudar  resolver os problemas de outras pessoas. Assim, para a bióloga com graduação em gestão ambiental e gestão de negócios, encontrar um caminho para seguir seus próprios propósitos era natural.

Em 2005, Ana trocou a sala de aula pelo Ana Jardins, empresa de jardinagem e paisagismo que manteve até 2013. Já nos últimos dois anos, ela se divide entre ser gestora administrativa e financeira do escritório de advocacia do marido e o DesenvolviMentes, blog sobre educação financeira.  “Empreender é a melhor maneira de eu exercer o meu propósito com autonomia, liberdade e flexibilidade de atuação”, conta.

Qualidade de vida

Atualmente, 41% da população brasileira possui dívidas e está inadimplente, de acordo com levantamento do Serasa. Tais pendências causam diversos transtornos psicológicos, quadros de estresse, entre outros prejuízos.

Com o curso de Tranquilidade Financeira, Ana quer realmente transformar a vida das pessoas, promovendo o empoderamento financeiro como fator essencial para a qualidade de vida. “O diferencial do meu produto é abordar o assunto dinheiro de uma forma acessível e ensinar as pessoas a criar um plano de investimentos e principalmente a geri-lo de forma fácil e prática. A DesenvolviMentes, promove o  empoderamento financeiro, pois a pessoa vai realmente entender o que está fazendo e entender o que precisa fazer quando precisar alterar o plano, sem depender de mais ninguém, equilibrando a sua vida financeira com os outros aspectos da sua vida e podendo enfim  curtir uma vida boa.”

Investimento

Para atingir seu propósito, Ana investiu $ 500 em um curso de marketing digital. Em seguida, recuperou o valor trabalhando como afiliada. Até agora, a empreendedora investiu R$ 10 mil em cursos e ferramentas de divulgação em plataformas digitais, dos quais já recuperou R$ 3 mil. Mas para fechar a conta no fim do mês, ela teve de repensar todo o seu consumo, a fim de cortar gastos, e também trabalha no escritório do marido.

Tanto esforço vale a pena? Para ela, vale. “Definitivamente se trabalha muito mais, porém é um trabalho 100% destinado ao meu propósito e isso me enche de energia e felicidade. Hoje, trabalho da minha casa, com muita flexibilidade de horários o que me dá mais tempo para ficar com meus filhos e ajudá-los com suas rotinas e também consigo equilibrar mais todos os setores da minha vida”, continua.

O próximo desafio de Ana é criar um fluxo continuo de vendas  do meu curso e também, cada vez mais, aprender a tornar o curso Tranquilidade Financeira, numa experiência que realmente transforme a vida das pessoas.

Começar agora é a principal dica para quem quer se estabelecer no próprio negócio. “Um pouquinho todo dia e se vai longe, se não começar não se vai a lugar algum, vai fazendo e melhorando, é o famoso ‘melhor feito que perfeito’, outra coisa leio o livro Vai lá e Faz do Tiago Mattos”, aconselha.

Por fim, além de fazer com que cada vez mais pessoas reaprendam a usar o próprio dinheiro, Ana também quer adquirir um local próximo à natureza, onde ela possa construir minha casinha ecológica para viver lá num futuro breve.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.