O que você precisa para ser um bom líder?

Tania R Sanchess

Tenho visto em meus posts que os mais lidos, curtidos e comentados são os que se referem à liderança. As pessoas gostam de saber mais a respeito, entender como fazer a gestão eficaz e inspirar outras pessoas, como se tornar um “chefe” melhor e quais são as dicas para trilhar este caminho.

O fato é que qualquer liderança eficaz e efetiva começa a partir de si mesmo, a partir do aprender a liderar-se e a fazer a própria gestão pessoal – reconhecer suas habilidades, potenciais, talentos e entender que você é um ser humano que falha e tem crises pessoais. Isto é fundamental para que uma pessoa trace suas metas e almeje seu desenvolvimento pessoal e profissional. É um desafio estimulante parar para se envolver no processo pessoal de caminhar, consistentemente na direção dos seus sonhos, desejos, objetivos, conectado fortemente à realidade. É também uma forma de se destacar na multidão que atualmente está se tornando a geração “mimimi”, a que se lamenta o tempo todo, do mundo, dos outros, do chefe, dos subordinados, da família, das faltas, mas esquece de parar e olhar para si mesmo, para suas atitudes negativas e desanimadoras.

Não importa se você é um colaborador, um gestor, um empreendedor, um empresário, um estudante, um estagiário, um disponível no mercado ou um sonhador. Ser líder de si mesmo, não é necessariamente um título ou cargo, mas sim, um estilo de vida! E dentro deste estilo, você é capaz de responder com clareza perguntas que permeiam seu desenvolvimento como:

Quem é você?

O que você está fazendo nesse mundo?

Qual seu papel aqui?

Qual seu legado?

Como você será lembrado?

Onde você quer chegar?

Em que momento você está da sua vida?

Qual a direção que deseja tomar?

Quer saber mais sobre autoconhecimento? Participe do Workshop Conexão Interior. Saiba mais aqui.

Estas são apenas algumas perguntas que poucas pessoas conseguem responder. A maioria está em um vácuo interno, apontando dedos para os outros. Precisamos lembrar que todos nós temos talentos, habilidades e boas oportunidades, que ficam distantes de nossos olhos pela falta de autoconhecimento e auto liderança, dois fundamentos básicos para quem busca tornar-se um ser humano melhor e um líder de pessoas eficaz. Até o mercado está tomando consciência de que não basta ter habilidades técnicas, talentos objetivos para realização de tarefas, se a pessoa não é capaz de líder de maneira adequada e saudável consigo mesmo e com o outro. Não basta somente buscar livros, cursos, treinamentos, palestras para melhorar a comunicação, incentivas e unir uma equipe, saber líder com os outros, administrar um conflito, se deixar o processo interno e o relacionamento consigo de lado. Como posso gerir o outro, se não sei nem em que ponto está minha própria vida?

A realidade é que na sua maioria as pessoas estão vivendo em um verdadeiro “piloto automático” e de forma reativa, onde o lema “a melhor defesa é o ataque”, acreditam que gritar, julgar, brigar, se impor, se lamentar, por a culpa nos outros do seu fracasso pessoal vai permitir sensibilizar quem está ao seu redor a colaborar com ela, aceitá-la e respeitá-la. Acredito por experiência própria que este não deve ser o melhor caminho.

Viver a vida dos outros e não a sua, viver o que foi imposto por crenças e a sociedade que te permeia (pais, amigos, chefes, vizinhos, parentes, mídia), viver tentando se conformar com o lugar/posição onde te colocaram e que não é onde você queria estar não é nada saudável e respeitador para sua vida. E tenho quase certeza que você tem replicado este comportamento para seus subordinados, pares, parceiros pessoais e profissionais, amigos, colegas, filhos de maneira tão mecânica como se este comportamento fosse a maneira correta de ser. Para viver sua real vida, aquela que você almeja e deseja, saiba o que de fato você quer para ela, onde você (e não qualquer outra pessoa, seja ela quem for ou o quanto você a ame) quer chegar. Depois assuma a responsabilidade e abrace a causa. Avance, tropece, levante, erga a cabeça e continue a seguir; avance com todo o poder que é ser líder de si mesmo, por que o seu lugar é onde você quer estar e não onde o outro acredita que deve te colocar!

Eu passei por uma experiência de vida em que, para ter a aprovação do outro, me descuidei da minha própria vida e quase a perdi. Demorou muito para eu retomar meu caminho, por que não entendo o que tinha acontecido e achava que seria fraqueza pedir ajuda. Quando consegui aceitar que eu era humana e que precisava sim de apoio, comecei a delinear meu processo pessoal, descobri meu propósito, o que realmente era importante para mim e qual o caminho possível a seguir. Ainda estou trilhando e dizer que é fácil quebrar hábitos, estaria mentindo, mas tem sido renovador, cheio de aprendizados, autoconhecimento, oportunidades inesperadas e auto iluminado. Eu recebi ajuda e a partir da minha experiência e superação, comecei a dar palestras, workshops e apoio individual para que outras pessoas também ficassem bem. Criei o projeto Vida Sustentável e dentro dele o programa Liderar-se, que tem como propósito apoiar cada um que me procura e de maneira personalizada, a partir da história individual, a quebra o processo de julgamento, condenação e desligar o piloto automático, e incentivar o lema que deixou Nelson Mandela firme no seu propósito: “Ser você o capitão de sua alma e o senhor do seu destino”.

Entenda que auto liderança não é um modismo, mas sim uma forma de você desenvolver habilidades e tomar atitudes necessárias para se conhecer, definir seus objetivos, traçar suas metas, construir seu desenvolvimento pessoal e profissional com disciplina, equilibro e determinação. Como sempre digo em meus posts, palestras e workshops, “sua vida é seu maior projeto”. Quer ser melhor para gerir os outros, seja em qual nível for? Então comece sendo melhor para si mesmo! A decisão está somente eu suas mãos.

Tania R Sanchess
Psicóloga & Coach Funcional, Treinadora Comportamental

Celular (11) 99468-4160 | Skype: taniaregina38 | www.taniarsanches.com| Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.