20 crenças limitantes que influenciam sua vida financeira

Por Tania R Sanchess

O ano de 2016 tem sido um verdadeiro desafio para a maior parte dos empresários, empresárias e empreendedores do nosso país. Contudo,, vejo alguns pegando onda na crise, criando novos caminhos para seus negócios e ganhando dinheiro. Por outro lado, também vejo alguns pegando onda no “mimimi” geral, deixando de ganhar dinheiro por que estão tão focados nos problemas, que esquecem de analisar e viabilizar as soluções. E, por fim, tem aqueles que nem foram lá ousar e nem foram cá chorar; ficam quietos no seu canto, investindo esforço, energia e dinheiro, mas sem obter os resultados tão almejados.

Para os três grupos faço a mesma pergunta: o que é que você acredita sobre si mesmo, sobre seu negócio, sobre seu direito de ganhar dinheiro e ser próspero que te permite avançar, recuar ou ficar no mesmo lugar?

É incrível como a nossa mente cria nossa realidade de tal maneira que esta realidade pode ser nosso maior sonho ou nosso maior pesadelo. Já abordei em alguns artigos atrás que nossa realidade se forma a partir do que pensamos. Vivemos aquilo que acreditamos sobre nós, sobre o meio em que vivemos e com isto vamos criando um arquivo interno de regras que criam estados mentais, normas de conduta e linhas de raciocínio que, por sua vez, vão moldando nossa vida e nossa realidade. A isto chamamos de Crença. E aí lhes faço mais uma pergunta: que crenças você tem tido a respeito de você mesmo, do seu negócio e sobre o dinheiro que podem estar reforçando a abundância ou a escassez na sua vida?

Para nossa alegria (ou não) algumas crenças são “universais”, ou seja, a grande parte da população a carrega, fala e a propaga. Se não tivermos em mente que essas crenças, por mais que sejam algo que “todo mundo” pensa, podem acabar sabotando a nossa relação com o nosso negócio e com o dinheiro que ele pode nos proporcionar, podemos ter sérios problemas financeiros e fracassos profissionais. A maneira como agimos está intimamente ligada ao modo como pensamos e pensamentos levam a ações e estas conduzem a resultados promissores ou não. Ou seja, o nosso sistema de crenças diz respeito a tudo aquilo que acreditamos, seja verdade ou mentira.

Quando acreditamos que por algum motivo, não somos merecedores de termos facilidades, prosperidades, sucesso, bênçãos, sempre damos um jeito de nos sabotarmos, dando desculpas para não controlarmos nossas ações, finanças, projetos e para não fazermos esforços para que o nosso patrimônio aumente. Se você mantém crenças negativas sobre o dinheiro, por exemplo, é natural que suas ações o conduzam a não guardar dinheiro ou fazer investimentos adequados e o resultado disto é que você não prospera, apesar de todos os esforços investidos. É claro que o culpado da vez pode ser o governo, o racismo, a falta de linhas de crédito, a crise do mercado, a falta de conhecimento, a falta de experiência… Coisas externas a você e aos pensamentos que carrega sobre si, seu dinheiro e seu negócio, mesmo vendo que outros estão se saindo muito bem no processo.

A maioria das pessoas não imagina o papel que as crenças possuem em seu sucesso financeiro, porque na verdade nem sequer pensam sobre o que pensam. Andam no piloto automático, desconectados e na onda da legião e da situação a sua volta. Apenas saber que as crenças fazem parte de sua vida, não o tornará uma pessoa financeiramente próspera. É necessário exercitar o autoconhecimento, a mentalidade positiva somada ao conhecimento, ao autodesenvolvimento, a organização e ao desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis e pensamentos de que você é merecedor de coisas boas. Isto pode lhe permitir aumentar sua capacidade de atingir o sucesso independente de sua cor, raça, credo, partido político ou religião.

Lendo alguns artigos a respeito das crenças relacionadas ao dinheiro e aos negócios, levantei algumas que são consideradas as mais comuns:

  1. Você tem que trabalhar muito duro para ficar rico;

  2. Eu nunca vou ter dinheiro suficiente;

  3. Eu não sei lidar com o dinheiro;

  4. Dinheiro é sujo e só traz problemas e infelicidades;

  5. Pessoas ricas são metidas a besta;

  6. Dinheiro é a origem de todos os males;

  7. Dinheiro não traz felicidade;

  8. Deus ajuda a quem cedo madruga;

  9. Dinheiro é um mal necessário;

  10. Dinheiro não dá em árvores;

  11. Tendo o suficiente para mim e para minha família, já está bom;

  12. O rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre;

  13. Tenho que contar cada centavo;

  14. Só estou nessa situação por culpa do governo;

  15. O mercado está difícil para todo mundo;

  16. O meu negócio não vai para frente porque as pessoas não têm dinheiro;

  17. Eu não me encaixo neste negócio de empreendedorismo;

  18. Eu nunca vou ter o que eu quero de verdade;

  19. Se eu tiver dúvidas, então não vale a pena;

  20. Quando você duvida, é sua intuição falando para você parar.

Se você se identificou com algumas ou tem pensamentos similares, eu sugiro que se faça as três perguntas abaixo e observe as respostas que vem em sua mente:

– O que me leva a acreditar nisso hoje?

– Isto é realmente uma verdade para mim?

– O que pode acontecer se eu não acreditar mais nisto?

Crenças negativas como as acima são comparáveis a pedaços de corda que amarram você, cada uma segurando você abaixo do seu verdadeiro potencial. Entenda que você merece estar em um lugar diferente – seu lugar é onde você de fato deseja estar. Você merece um lugar melhor, de paz, tranquilidade e abundância. E é preciso acreditar verdadeiramente nisso com a mente aberta e uma vontade de ver as coisas de uma perspectiva diferente. Tenho certeza que sua vida seguirá um novo rumo e você viverá uma nova história, quando se permitir quebras as correntes do pensamento negativo e limitante e se focar na prosperidade e sucesso profissional e financeiro. Lembre-se: o que você realmente você quer? Este já é um norte a seguir!

Tania R Sanchess
Psicóloga & Coach Funcional, 
Treinadora Comportamental| Celular (11) 99468-4160 | Skype: taniaregina38 | www.taniarsanches.com |Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa 

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.