O que você pode aproveitar do Outubro Rosa para seus negócios e para sua vida?

Por Kátia Nascimento

Este mês é um mês lindo, não é verdade? Outubro. Mês das crianças, dos professores, tem o dia das bruxas e é todinho dedicado a nós mulheres… Ele é rosa. Por sinal, amo rosa… Se eu escrevesse um livro, seria os 50 tons de rosa (risos).

Bom, mas batendo tudo isto no liquidificador o que me veio à mente: O que no fundo todas estas datas têm em comum? Protótipos. Protótipo da criança interior, dos fantasmas e do cuidar-se mais. Protótipo não é um produto de trabalho da fase de testes ou planejamento de um projeto? Pois bem… Então passamos o mês todo falando da importância de resgatar nossa criança interior, dizendo obrigada aos professores da vida, nos fantasiando para as festas à fantasia que aparecem das “coisas” que queríamos ser e não tivemos coragem e até planejar uma mamografia.

O que isto tem a ver com empreendedorismo Kátia? Tudo!

Você já percebeu que os nossos maiores medos têm a ver com coisas e situações que passamos na infância? Sejam traumas ou doutrinações familiares. Nossos maiores fantasmas estão escondidos nos guarda-roupas internos e sempre que precisamos tomar uma decisão importante ou resolver algum problema ele sai de lá e grita a frase que você mais teme. Pode ser: “você não é boa o suficiente”, “você não vai dar conta”, “ isto não é para você”, “você é frágil demais para competir com homens”, dentre várias outras variações.

A desvalorização vai crescendo e às vezes você nem se dá conta disto sabia?

Aí deixa de fazer seu preventivo ou sua mamografia porque não tem tempo. Será que não tem tempo mesmo? Para você? Para sua saúde? Ou será que é uma autossabotagem? E como o modo que você faz uma coisa é como você faz todas as outras coisas na vida, no que mais na sua vida você age desta forma?

Como se não bastasse toda a autossabotagem, o medo nos leva também a procrastinar e hesitar nos negócios e na vida.

Vou te contar uma coisa importante: toda tomada de decisão e a forma que resolve seus problemas são baseados em filtros internos. Estes filtros são determinados pela maneira como você percebe o mundo e esta percepção, por sua vez, é pautada por suas verdades absolutas. Ou seja, o que você acredita sobre você e o mundo, suas crenças. É por este motivo que se conhecer é tão importante, saber o que você pensa em relação a vida, dinheiro e relacionamentos é de suma importância. Portanto, este é o exercício desta semana: Pare e olhe com amor para você. Coloque uma música que goste muito e dance, pule, celebre a vida. Quando sentir que sua cabeça está leve e você está bem conectada com você. Sente-se e se pergunte:

  • O que eu acredito sobre o amor?
  • O que eu acredito sobre a vida?
  • O que eu acredito sobre relacionamentos?
  • O que eu acredito sobre dinheiro?
  • O que eu acredito sobre negócios?
  • O que eu acredito sobre trabalho?
  • O que eu acredito sobre mim mesma?

Coloque no papel tudo o que vier, seja de positivo ou negativo. Isto vai te dar uma noção dos chicotes que você usa para se autopunir e também como justificativa quando procrastina.

Vamos conversar mais sobre isso. Mas você já se colocando presente para o tipo de mostro que está morando dentro da sua cabeça fica mais fácil aproveitar o dia das bruxas para enviá-lo em definitivo para a terra dos monstros.

Até a próxima, amada!

Kátia Nascimento é Coach de carreira e Poder Pessoal e Fonoaudióloga. “Ajudo empreendedoras a terem maior empatia, persuasão e assertividade através do poder da sua comunicação e a liberação das suas verdades absolutas melhorando seus negócios e relacionamentos”.

Facebook Comments
Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.