“Ou vai dar certo ou vai dar muito certo”, conta Bel Humberg

Antes de faturar R$ 100 milhões em seis anos, Bel Humberg ouviu que estava louca. Porém, ainda que não tivesse o apoio dos amigos e família, ela acreditou em sua ideia visionária e assim consolidou um dos maiores e-commerces de moda do País: o site OQ Vestir.

Formada em Direito e Psicologia, a empresária teve a ideia de vender roupas pela internet em 2009, quando não havia sequer pesquisas sobre consumo de moda no mercado online. “É exatamente na hora em que as pessoas dizem que você está louca que é a hora de fazer. Depois que as pessoas entenderam o que você quer fazer, o momento já passou”, lembra.

Primeiros passos

Ao lado das sócias Rosana Sperandéo e Mariana Medeiros, Bel tinha apenas uma convicção: ou o negócio ia dar certo ou ia dar muito certo. Mas para isso, ela defende que mais que produtos, o empreendedor deve saber vender o próprio negócio. “É preciso vender seu sonho para todo mundo. Primeiro para as pessoas que estão ao seu redor. Segundo para os colaboradores. Você precisa vender que o seu sonho vai dar certo.”

Outro grande diferencial do trio empreendedor foi a iniciativa. Em meio à busca por investimento, elas descobriram que um grande investidor americano estava naquele dia disposto a recebê-las no Rio de Janeiro. Elas então correram para o aeroporto, pegaram o primeiro voo com escala na capital carioca e o encontraram em um restaurante do Bob’s. “Achei que era pegadinha. Mas três meses depois, ele foi nosso investidor”, continua Bel. O investidor era da Tiger Global, empresa hoje responsável pelo OQ Vestir e investidor do Netshoes e Facebook.

Caminho das pedras

Uma das principais dicas de Bel para quem quer ter sucesso como empreendedora é planejar. “O planejamento é muito importante. Propósito não paga as contas”, adverte.

Procurar mentores e redes de apoio também é estratégico para que as aspirantes ao mundo ds negócios possam se fortalecer. “Toda a arrebentação [de construir e consolidar um empreendimento] vale a pena”, finaliza.

*Depoimento feito no painel Empreendedorismo feminino transforma a sociedade, realizada na Feira do Empreendedor 2017.

Profile photo of Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.