Fernanda Arisa e o desafio de colocar os clientes em movimento

Trajetórias dos empreendedores sempre rendem uma boa trama. Com Fernanda Portilio Arisa não é diferente, pois ainda que a empreendedora paulistana tenha apenas 26 anos, há seis ela investe nos próprios negócios, sempre focada em criar novos modelos de empreendimento para colocar mais movimento na vida das pessoas.

Formada em Educação Física, Fernanda trabalhou em academias, com musculação, pilates e treinamento funcional. Também soma experiência em assessorias esportivas, com corridas de rua e montanha, e empresas de recreação, em que promovia passeios culturais e acampamentos, além de ter no currículo experiências no Play Center e Hopi Hari.

Mas em 2012, ela decidiu investir pela primeira vez no próprio negócio. “Era um grupo de 40 alunos. “Já fazia uma mistura de treinamento de corrida com treinamento funcional. Aqui percebi a força que um grupo tem. Todo ser humano tem necessidade de importância. Todos querem ser bons pais, bons alunos, bons amigos, serem aceitos e fazer parte de um grupo. Então usei minha parte de recreação e comecei a organizar corridas externas, muitos nunca nem tinha feito uma corrida de rua. Eventos de confraternização, corrida e stand up por exemplo. E o grupo foi se fortalecendo cada vez mais”, conta.

Novas atividades

A paulistana investiu em diversos projetos, mas por questões pessoais, teve de se mudar para Guarulhos – o que a distanciou de parceiros. De volta a São Paulo pouco tempo depois, ela investiu em um projeto de academia com uma amiga. “Tudo planejado, todos os processos, materiais, fornecedores, cotação. Ela entraria com o espaço. Fomos em frente, mas não deu certo”, continua.

Desiludida diante de parcerias infrutíferas, Fernanda então decidiu investir nela e nas próprias ideias. “Fiz muitos cursos, fui me especializar no que sempre gostei de coração que era aventura, natureza e pessoas. Fiz curso por alguns institutos renomados de esportes outdoor e de Neurociência e Programação Neurolinguística”.

Hoje, Fernanda tem duas iniciativas: a Pulse Aventura de Educação Experiencial ao Ar Livre e também uma ONG, que promove expedições com crianças e adolescentes carentes pelo menos uma vez ao ano. “E estou escrevendo um livro sobre essa novo conceito de atividade física, que visa o ser humano como um ser pleno e que precisar trabalhar todos seus âmbitos em conjunto e não separadamente”, acrescenta.

A empreendedora e educadora explica que a atividade física previne, controla e cura enfermidades como diabetes, colesterol alto, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral, doenças cardiovasculares. “E num nível muito mais profundo, de acordo com a neurociência, durante a atividade física são liberados diversos hormônios e na presença deles o tratamento para distúrbios psicológicos é muito mais eficaz como, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, TDA e TDH, entre outros”, finaliza a jovem, que ainda encontra tempo para ser voluntária.

Facebook Comments
Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.