“O segredo está na continuidade”, conta Priscila Martins sobre carreira executiva

Apenas 7,8% dos cargos de alta liderança das empresas brasileiras são ocupados por mulheres. Em geral, resulta da própria demissão das mulheres, que sem perspectiva de ascensão, decidem seguir outros caminhos. Mas em suma maioria, a barreira que separa mulheres da liderança surge após a maternidade: pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que 50% das demissões femininas ocorrem até dois anos após a maternidade.

A executiva Priscila Martins, diretora comercial do Laboratório Veterinário Mundo Animal e mãe de gêmeas, contraria as estatísticas e segue cada vez mais firme em sua carreira. Para ela, o segredo para construir uma trajetória bem sucedida no mercado de trabalho está na continuidade. Isso porque ela não para de investir em formações e em cursos que faz constantemente para se aprimorar. “Na verdade eu sempre tive o objetivo de estar onde estou hoje. Meu sonho era viajar o Brasil falando e treinando pessoas. Sucesso da carreira é a continuidade. Conseguir pagar os preços do step by step. Investimento pessoal é indispensável. É o que leva a gente para o próximo passo”, entrega.

Paranaense de Cianorte, Priscila se mudou para o interior de São Paulo aos 18 anos. Apesar da formação como publicitária, desde a mudança ela atua como representante de produtos veterinários. Antes da maternidade, Priscila costumava trabalhar além do horário e aos finais de semana, viajando por todo o País. Ela ainda encontrava tempo para estudar, já que ela também é coach, business coach e tem MBA em Gestão Empresarial. “Sempre gostei muito de trabalhar. Depois da maternidade: revi as viagens, mas continuo trabalhando muito.”

Rotina tripla (trabalho, maternidade e cross fit)

Além do investimento em desenvolvimento pessoal, Priscila conta que “deu certo” porque tem pessoas em que pode confiar nos momentos em que precisa se ausentar. “Precisamos de apoiadores. Não somos nada sozinhos. A mãe, para voltar ao trabalho com a cabeça tranquila, precisa ter pessoas em que ela confia.”

O número de viagens após a gravidez foi reduzido, porém em alguns momentos a executiva tem de deixar a casa por alguns dias. Assim, ela conta com o apoio do marido, que cuida das meninas, da mãe e também de uma babá.

Já no dia a dia, Priscila conquistou flexibilidade na empresa em que trabalha. Para ter qualidade de vida, ela também trocou de cidade: de Campinas, foi para Pindamonhangaba e, em vez de viajar duas horas diariamente para trabalhar, hoje ela mora a minutos de distância da firma.

E dentro desta rotina intensa, ela ainda encontra tempo para fazer crossfit. “Das 19h às 20h é o meu horário. Depois fico com as meninas, coloco-as para dormir e faço cursos. Também aproveito para resolver as questões pessoais. Aos finais de semana, também aproveito o cochilo das meninas à tarde para estudar. Mas domingo é dia só de curtir as filhas e família.”

Dicas

Para quem almeja voltar ao mercado de trabalho ou então construir uma carreira executiva após a maternidade, Priscila aconselha o hábito de delegar. “Contem com pessoas. Não queiram controlar tudo o que está ao seu redor. Você não vai conseguir trabalhar e cuidar do seu filho. Também é necessário ter clareza de divisão de tempo e do quão importante é para você e sua família continuar trabalhando. E delegar. O problema da mulher é querer abraçar o mundo. Mas a sua família entende se você trabalha e viaja. O que ela não entende é que quando você presente, mas não está ali com ela de verdade, como ensina Roberto Shinyashik”, pontua.

Sobre sonhos, a intraempreendedora está promovendo ao lado de Patrícia Fonseca, coaching de inteligência financeira, o workshop Mulheres Inteligentes Enriquecem, em que visa empoderar mulheres, estimulando-as a ter alta performance e qualidade de vida . “Meu sonho é rodar o Brasil e o mundo palestrando para mulheres, incentivando-as a realizar sonhos. Viver em alta performance é a melhor coisa. Quero criar as minhas filhas desta forma, mostrando que elas podem transformar as próprias vidas e o mundo. Também sonho em continuar estudando, me desenvolvendo e desenvolvendo pessoas ao meu redor”, conclui Priscila.

A primeira edição do workshop Mulheres Inteligentes Enriquecem será realizada no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro.

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.