Taty Luncah: As facetas de uma empreendedora 10 em 1

Uma empreendedora ligado nos 220 volts. Não é assim que Taty Luncah se descreve, mas é assim que qualquer pessoa a descreveria depois de 30 minutos de conversa. Afinal, a empreendedora paulista fala rapidamente, sempre sorrindo, encantada com os próprios feitos. Ela também demonstra sua energia pela expressão corporal: fala com as mãos e com olhar. Com tanta disposição, o resultado não poderia ser diferente: em vez de uma, Taty soma dez unidades de negócio no Grupo Projeto 10 em 1.

Natural de Santo André, no Grande ABC, conta que é uma empreendedora nata. Filha de um metalúrgico em uma dona de casa, então menina tímida mostrou vocação para os negócios ainda cedo. Sua primeira experiência profissional foi aos 9 anos, trabalhando na barraca de pastel da família de uma amiga. “Gosto de trabalhar, pois descobri que ser útil é muito legal. Sou uma empresária, mas gosto de servir as pessoas e ajudá-las a encurtar caminhos”, descreve.

Foi servindo os clientes que Taty encontrou nova oportunidade de negócio. Inicialmente, investiu no segmento de eventos corporativos. Estrategicamente, trocou o ABC pela Lapa, bairro que concentra as diversas empresas. E, de acordo com as necessidades apontadas pelos clientes, ela diversificou os negócios, que hoje vão da gastronomia até conteúdos digitais.

Superação 

Mas nem tudo são flores na trajetória de 16 anos no mundo dos negócios. “Ser empreendedora é muito solitário. Às vezes você acha que está certa e não está. No meu caso, quase quebrei no terceiro ano de empresa, porque não gosto da parte administrativa. Esquecia de mandar notas para o cliente, não os cobrava. A empresa faturava, mas eu não me importava . Gostava de fazer a minha arte [que é servir clientes e fazer os eventos acontecerem].”

Para reverter a situação, Taty então trouxe o irmão para trabalhar na parte administrativa. Ela também conta que, se pudesse fazer algo diferente em sua trajetória, teria tido um mentor. “O que fiz em 15 anos teria feito em cinco”, conta ela, que participa do programa Winning Women, da Ernst & Young.

Inspiração

Mesmo com tanta experiência nos negócios, Taty conta que uma das dificuldades ainda é o fluxo de caixa. Porém, empreender trouxe a ela não só a satisfação de servir os clientes, mas também a possibilidade de ver a materialização de suas ideias.

Como sonho, ela conta que quer mostrar a mais e mais mulheres que o verdadeiro empoderamento não está vinculado ao homem. “Quero mostrar, através do meu trabalho, que é possível ser uma empreendedora de sucesso”, conta ela, que estrela o canal Dicas Inspiradoras no Youtube e lidera o projeto Vozes Empreendedoras, do Grupo Mulheres do Brasil, em que Taty ajuda a promover palestras sobre negócios para universitárias.

Facebook Comments
Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.