Planejamento: O segredo para realizar grandes objetivos

Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve, já dizia o ditado. Mas esta máxima está longe de ser verdade para as empreendedoras, que geralmente são mães de família, somam diversos compromissos financeiros e têm no próprio negócio a única fonte de renda.

Diante dessa necessidade de lucrar e crescer, o planejamento se mostra uma prática diária e vital para o sucesso do seu negócio. Mas para que você possa organizar a sua empresa e obter mais resultados, o Voa, Maria preparou uma lista especial, ressaltando a importância de cada tipo de planejamento e com que frequência você deve realizá-lo. Confira:

Planejamento estratégico 

Neste primeiro passo, você definirá quem é o seu público-alvo, quais ações irá adotar para impactá-lo, quais serão os seus diferenciais competitivos, entre outras informações essenciais para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Geralmente o planejamento estratégico é feito a cada seis meses ou sempre que você tiver de rever decisões ou implementar novos serviços e produtos ao seu portfólio.

Planejamento mensal

Você tem uma meta de faturamento por mês, correto? Aqui você vai definir as ações necessárias para obter os resultados que almeja e em quais prazos elas serão realizadas.

O planejamento mensal também tem uma função muito importante: antecipar sazonalidades. Janeiro, por exemplo, é um mês em que as vendas geralmente caem drasticamente. Mas no âmbito pessoal, você terá diversos compromissos, como IPVA, IPTU, seguro de carro, matrícula e material escolar, além das despesas já tradicionais. A sustentabilidade do mês de janeiro, então, deve ser garantida em meses anteriores, para que você não entre o ano já no vermelho.

Planejamento semanal

Se você não vendeu nada nos primeiros 20 dias do mês, não adianta achar que irá reparar o prejuízo e fechar a meta mensal nos últimos 10 dias. Para atingir metas, o ideal é que você tenha um planejamento semanal, até porque caso erre ao longo do mês, você poderá rever a sua estratégia mais facilmente, a fim de alcançar aos pouquinhos a meta que precisa garantir para o mês. Por exemplo: se uma abordagem não surtiu efeito nas suas clientes, você consegue identificar este erro e já traçar novas técnicas de vendas na semana seguinte.

Planejamento diário 

Para vender os 90 produtos que precisa por mês, você deve ter em mente de que são necessárias três vendas por dia par atingir sua meta. Por isso, a prospecção deve ser um hábito diário, assim como a execução de outras tarefas essenciais (como atendimento, responder e-mails e produzir novos produtos) da sua empresa. Esta é a importância do planejamento diário, em que você irá determinar em quais horários do dia você vai realizar as ações imprescindíveis para o sucesso do seu negócio. Sem esta disciplina, dificilmente você conseguirá atingir as suas metas semanais, mensais e até as metas de vida.

Life Planner: uma ótima ferramenta

Para ajudar mais e mais mulheres a realizarem sonhos por meio do planejamento, o Voa, Maria lançou o Life Planner 2018, ferramenta de controle pensada detalhadamente para fazer com que empreendedoras sejam mais produtivas e, assim, realizem sonhos.

O nosso Life Planner contém:

Parte anual:

-Dados pessoais
-Calendário 2018 e 2019
-Objetivos do ano
-Plano de ações
-Desejos e necessidades
-Livros, séries, eventos e canais no yutube
-Controle de senhas
-Balanço 2018
-Planejamento 2019

Parte mensal:

-Planejamento mensal
-Metas do mês
-Receitas e despesas (com dicas de educação financeira)
-Datas comemorativas e planejamento de mídias sociais
-Controle de hábitos
-Balanço do mês

Parte semanal:

-Calendário mensal
-Metas da semana
-Planejamento diário dividido das 8h às 19h
-Cardápio do dia

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Camila Silva

About Camila Silva

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação. Além do Voa, Maria, está à frente da Maria Comunica, agência de comunicação pautada por resultados e relacionamento.