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#10MilMarias: A maquiadora especialista em pele negra Carol Romero

Não se trata de minoria: a mais de 50% da população brasileira (54% para ser mais específica) é negra. No entanto, esta porcentagem não se reflete na publicidade, na moda, nos programas de TV. Até pouco tempo atrás eram raras as linhas de cosméticos que contemplavam a diversidade de tons de pele negra ou mesmo as diferentes texturas dos cabelos das brasileiras.

Foi neste nicho que Carol Romero decidiu se especializar e tem como diferencial do seu negócio. Paulistana de 31 anos, Carol já foi bancária, é formada em Produção de Moda e Visual Merchandising, além de investir em Maquiagem Social, Cênica e Aperfeiçoamento em Pele Negra.

A decisão de empreender surgiu da insatisfação profissional, pois tinha a sensação de “não pertencimento” no tradicional mercado de trabalho. E, para se sobressair no mundo dos negócios, ela recomenda estudar e inovar continuamente. Saiba mais sobre o mercado da beleza, os diferenciais da empreendedora e os desafios de Carol Romero no mundo das makes.

Voa, Maria: Como foi a transição do mercado de trabalho para o empreendedorismo, especialmente do ponto de vista financeiro?

Carol Romero: De início foi médio, pois ainda morava com meus pais.  Então, era mais fácil investir no negócio. Depois que sai de casa, a cobrança para que desse certo ficou mais pesada. Aos poucos consegui me estruturar.

Voa, Maria: Quais são as vantagens de empreender?

Carol Romero: Você consegue tomar decisões de acordo com o que acredita e acha certo. Pode experimentar coisas do seu ponto de vista e tem a liberdade de inovar.

Voa, Maria: E os desafios que encontrou para consolidar o próprio negócio?

Carol Romero: Acredito que na minha profissão a consolidação é abrir um negócio físico, como uma escola, loja, salão. Algo físico que dê renda. Ainda não estou neste momento, porém acredito que já tenho meu lugar no mercado por ser especialista em pele negra, uma  área com déficit no mercado brasileiro. Pasmem, mas é isso. Essa consolidação é mais difícil, mas estou alcançando grandes passos.

Voa, Maria: Como analisa o mercado da beleza?

Carol Romero: É um mercado que vem crescendo muito, mas tem muitos profissionais que  ‘prostituem’ a profissão ao cobrar preços muito baixos, criando assim uma concorrência desleal.

Voa, Maria: Quantos clientes você atende por mês?

Carol Romero: Varia. Por eu fazer Cinema e TV, a quantidade de clientes é muito relativa, mas fica em torno de 20 em um bom mês.

Voa, Maria: Alguns dos perfis mais seguidos nas redes sociais são os de make. Qual a importância das redes para o seu negócio?

Carol Romero: Sou uma profissional que não liga muito para as redes. É um ponto que tenho de trabalhar, pois agora a exposição nas redes sociais é de suma importância para qualquer negócio.

Voa, Maria: E quais estratégias de divulgação você adota? Quais são os resultados?

Carol Romero: Marketing boca a boca para mim ainda tem sido a melhor estratégia.

Voa, Maria: Quais capacitações fez e qual a importância delas no crescimento do seu negócio?

Carol Romero: Fiz diversos cursos  para aperfeiçoar meu trabalho, alguns de redação e escrita para aperfeiçoar minha comunicação com o cliente. Consigo me comunicar de uma forma mais clara agora.

Voa, Maria: No seu negócio, lidar com oscilações de humor, expectativa e ansiedade dos clientes deve ser um desafio. Como você faz?

Carol Romero: Mantenho meu  estado emocional calmo e não me deixo interferir pelo cliente.

Voa, Maria: Você faz parcerias? Se sim, qual a importância delas no seu negócio?

Carol Romero: Sim, algumas. Elas geram visibilidade e exposição da marca.

Voa, Maria: Quais dicas você daria para as mulheres que, como você, sonham em ter o próprio negócio?

Carol Romero: Estude sobre a área, estruture-se, e depois dê o passo.

Voa, Maria: Qual é o seu sonho?

Carol Romero: Sou muito sonhadora. Penso em várias coisas, mas na minha área  almejo ser respeitada como profissional.

Voa, Maria: Para você, empreender é…

Carol Romero: Tirar seu sonho do papel e fazer ele funcionar na prática, abrir mão de diversas coisas em prol de um sonho.  ​

 

     

Saiba mais sobre o trabalho da Carol Romero no site dela [clique aqui].

 

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Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.