Estrelas

Do marketing de rede ao coaching, a reviravolta de Fabiana Chiara

Acaso. Esta é a palavra que define a reviravolta na vida e nos negócios de Fabiana Chiara, que contou sua história ao Voa, Maria pela primeira vez em junho de 2016. Na época, ela deu uma verdadeira lição de autoestima e empoderamento ao cravar: “Se eu conseguir, qualquer uma consegue”, contou a empreendedora paulistana, que estava à frente de um empreendimento de marketing de rede.

O que Fabiana não imaginava era que a vida dela daria tantos saltos em tão pouco tempo. Dois anos atrás, ainda ao Voa, Maria, ela contou que estava investindo na formação de coach a fim de enriquecer sua liderança na Forever Living. Mas sem querer, a empreendedora acabou encontrando muito mais que técnicas de desenvolvimento humano “Entendi o que vim fazer neste mundo e qual era a minha missão”, diverte-se.

Foi por acaso também que a empreendedora conquistou sua primeira coachee. “Minha transição da Forever Living para o coaching foi muito rápida. Terminei a formação no domingo e, na segunda estava em um salão de cabeleireiro. Comentei que tinha me formado e logo uma das meninas perguntou se eu podia atendê-la. Eu nem sabia quais valores podia cobrar”, celebra.

Boca a boca

Apesar de ter encontrado sua missão e sua primeira cliente por acaso, não é por acaso que as clientes surgem e indicam o trabalho de Fabiana. “Da primeira coachee vieram as demais clientes. Nem sei dizer como as coisas aconteceram. Uma cliente veio pelo Facebook, mas nem preciso divulgar muito o negócio, pois das clientes que tenho as outras vêm”, pontua.

A partir da transição no mundo dos negócios, Fabiana atende atualmente 15 clientes por mês e conquista clientes de forma orgânica: são indicações, tática também conhecida por boca a boca, considerada por muitos especialistas em marketing a melhor e mais eficaz ferramenta de divulgação de um negócio. “Como o meu trabalho tem tido bastante resultado, as pessoas perguntam aos meus coachees  o que eles estão fazendo e eles me indicam”, revela.

Outro fator que colabora com a nova etapa na vida da paulistana é a procura por autoconhecimento. A coach observa que a resistência neste tipo de serviço caiu e, por isso, ela tem percebido aumento na demanda em processos de coaching. “Esta tendência aumentou também o meu faturamento, que hoje soma um valor que eu nunca imaginava ter”, comemora.

Desafios e próximos passos

Assim como quando empreendia na Forever Living, Fabiana conta que uma das suas maiores dificuldades no novo negócio foi superar as próprias crenças. “Os maiores desafios vieram de mim, de acreditar em mim e saber que eu era capaz. Capaz de lidar com o financeiro, com o comercial e com os outros setores da empresa”, admite.

Uma vez superados os “monstros”, ela agora planeja investir ainda mais em conhecimento. Além de duas formações programadas para este ano e também conhecimentos e experiências no exterior já em 2019. “Meu maior sonho é construir um Brasil e um mundo melhor para se viver. Quanto mais eu me melhoro, melhor atendo os coachees, que vão se tornar pessoas melhores”, conclui Fabiana, dona também do site Doses de Empoderamento, projeto que surgiu antes dela imaginar que o seu ganha pão seria transformar os clientes em pessoas melhores.

LEAVE A RESPONSE

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.