Desenvolvimento Humano

Você não decide nada, por Adelize Toscan

Você já se perguntou como e por que toma as decisões da sua vida? Muitas vezes o processo de decidir entre um caminho e outro pode parecer simples. No entanto, há muitas pessoas que encontram grande dificuldade em bater o martelo. Por isso, escrevi este artigo para te mostrar, Maria, alguns dos fatores que te fazem “travar” em situações em que você tem de optar por alguma alternativa.

As decisões estão baseadas em muitos aspectos e aqui cito alguns: valores, crenças e verdades que experimentamos ao longo da vida. Nossa memória está cheia de informações compactadas, que muitas vezes nos elevam ou nos aniquilam.

Você não decide nada enquanto não está verdadeiramente em busca da sua autoconsciência. 

Você se reconhece em alguma das situações abaixo?

“Às vezes eu planejo, reflito, tiro algumas conclusões e decido.”

“Outras vezes me deixo influenciar pelas pessoas ao meu redor. Elas sabem mais do que eu, são melhores.”

“Já passei por momentos em que preferi não decidir e eu disse que ia deixar para depois. Só que esse depois já faz muitos anos e a decisão ficou para trás.”

Você não decide nada enquanto estiver dizendo vários “Sins” para as outras pessoas e o dobro de “Nãos” para você!

Veja exemplos comuns e inconscientes de autonegação:

“Não quero magoar as pessoas, por isso eu faço tudo o que elas me pedem.”

“Não consigo dizer não porque penso que quero ajudar a todos.”

“Tenho medo de que não me aceitem e prefiro recuar nas minhas opiniões”.

Você não decide nada enquanto estiver em um ambiente e com pessoas que não te fazem bem.

Estes pensamentos lhe são familiares?

“Prefiro estar aqui com essas pessoas porque, de certa forma, sinto segurança, mesmo que eu esqueça minhas vontades e quem sou (eu sei quem eu sou?).”

“Permaneço nesse grupo porque não quero a solidão.”

“Melhor ter do que não ter, não é assim que aprendemos?”

Você pode estar pensando: “Eu tomo sim minhas decisões!” 

Eu te pergunto: quais tem sido os resultados das suas decisões? Tem elevado sua vida pessoal e profissional ao nível que você almeja? 

Você só decide quando busca em si a chave mais importante para começar a abrir a sua consciência: eu a chamo de SEP (Ser e Estar Presente) e ela é composta por 5 passos.

SER e ESTAR presente é criar uma observação interior se o que SOMOS e o queremos SER está em sinergia com o que ESTAMOS atualmente realizando e para onde estamos caminhando.

Minha vida é marcada por momentos muito fortes de decisões que, como em todas as decisões, implicaram em perdas e ganhos.

Utilizo essa chave há mais de 15 anos e esses são os 5 passos que me auxiliaram até hoje em minhas decisões:

  1. COMPAIXÃO: Abrace a si mesmo
  2. RECONHECER Luzes e Sombras
  3. PERMITIR-SE Autoconhecimento
  4. COMECE ou RECOMECE: Sabor da percepção
  5. ESPIRITUALIDADE: Essência e Gratidão

Essas 5 atitudes reflexivas me fizeram SER e ESTAR presente, RECONHECER os tesouros nos meus caminhos e MANTER a consciência quando foi necessário mudá-los ou ajustá-los.

Te convido a me acompanhar nas ASAS do Voa, Maria Empreendedorismo Feminino, que nos próximos artigos irei falar sobre cada passo!

Adelize Toscan

Potencializando Vidas!

Coach de Vida Pessoal e Profissional – Administradora

Life Now: Atitudes de VidAgora – Reflexões que geram AÇÕES

De Foz do Iguaçu para o mundo!

LEAVE A RESPONSE

Adelize Toscan
Sou Adelize de Oliveira Toscan, tenho 32 anos, natural e residente em Foz do Iguaçu-Pr. A natureza, o pôr do sol e o luar me fascinam muito e me levam a profundas reflexões comigo mesma. Desde muito nova aprendi a usar a reflexão para buscar compreender realmente quem sou, onde estou e a escrever a minha história de vida junto ao meu propósito. Meu lema de vida há mais de 15 anos é: "Quero VIVER e SER, não somente passar!" Viver a minha melhor vida e ser cada vez mais eu, construindo pilares sustentáveis e que permaneçam para os que virão. Não quero somente passar por este mundo, sem de fato ter feito a diferença. Esse desejo não é utopia. É a mais pura sensação de LIBERDADE e AMOR que nutre todas as minhas decisões desde a minha adolescência. Formações, certificados e cursos me impulsionam e me dão base para a jornada da vida, porém, a vivência e experiência de vida irei considerar sempre a minha MELHOR faculdade. Sou Administradora e Coach de Vida Pessoal e Profissional.