Colunistas Finanças

Gestão financeira: um dos segredos para fazer seu negócio crescer

Empreender envolve amor, propósito, sonho e muito suor. Sim, tirar o próprio negócio do papel não é tarefa fácil. Mantê-lo funcionando a todo vapor muito menos. Um pequeno descuido com a vida financeira desse empreendimento, tenha ele o tamanho que tiver, pode fazê-lo “morrer” antes da hora.

A gestão financeira deve funcionar como o coração do seu negócio. Se ela vai mal, pode acreditar, seu negócio inteiro vai.

Segundo a pesquisa de Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil, realizada pelo Sebrae há mais de 10 anos, sete em cada 10 micro e pequenas empresas que abrem no Brasil hoje fecham suas portas em menos de cinco anos de vida em função da má gestão empresarial – em especial, a má gestão financeira.

Conheça o seu negócio

É o controle e planejamento financeiro adequados que te propiciam o investimento correto de recursos onde deve. Aporte de suprimentos, investimento em publicidade ou a oferta de produtos, todas essas atividades dependem estritamente que você saiba como andam os recursos financeiros de sua empresa.

Conhecer a situação financeira de seu empreendimento te possibilita visualizar momentos cruciais de manutenção da vida do seu negócio, evitar surpresas e se planejar para o futuro.

Se você mantém na rotina financeira de seu empreendimento, o hábito de fazer a previsão financeira de entradas, levantando todos os valores que você tem a receber no próximo mês, você pode ver a longo prazo, por exemplo, se precisará de mais investimento para continuar funcionando, se as entradas serão suficientes para cobrir as despesas, entre outros.

Experiência pessoal

Gente, isso é muito sério. E falo isso como Gestora Financeira, porque depois de mais de 10 anos trabalhando em setores financeiros de pequenas, médias e grandes empresas, eu vi de tudo. Empresas pequenas que aumentaram seus patrimônios e prosperaram passando de pequenas para médias e continuando forte no mercado, mesmo com diversas dificuldades e crise. E empresas grandes, com faturamentos enormes, que “quebraram” em consequência da má administração do dinheiro e patrimônio que tinham.

Com as finanças em ordem e planejamentos feitos, você saberá exatamente como anda, em tempo real, sua vida financeira. Se precisa levantar mais recursos, por exemplo, poderá definir a estratégia que irá solucionar esse problema e focar suas energias nisso, a fim de resolver o mais rápido possível. Sem falar que sabendo exatamente como tudo está, você saberá onde procurar e como deverá negociar o pagamento caso seja um empréstimo ou se apenas a realização de ofertas para vender aqueles produtos que estão encostados no fundo da loja pode colocá-la novamente no azul.

Enfim, não importa o tamanho do seu empreendimento, ter (entradas, saídas, capital de giro, previsões mensais, e etc) tudo sob controle vai aumentar exponencialmente suas chances de sucesso. E evitar que seu negócio se torne um daqueles sete negócios que fecharão as portas em menos de cinco anos, como apontam as estatísticas do Sebrae.

E então, está esperando o que para por a mão na massa e organizar suas finanças?

Ahhhh, e se precisar de uma ajudinha mais direta, sobre como começar a organizar as finanças do seu empreendimento, eu tenho um e-book com 07 dicas para quem está começando. É só enviar clicar aqui e eu envio para você!

Um beijo, e até mais!

LEAVE A RESPONSE