Colunistas

A autorresponsabilidade como fator essencial do sucesso

Como você tem vivido a sua vida? Você é o protagonista da sua história?

Imagine que você possui um caderno que pode escrever toda a sua história e, ao iniciar a sua biografia, depara-se com situações em que percebe que não está no comando, ou seja, não é o protagonista dessa história, e sim um coadjuvante, como você se sente?

A autorresponsabilidade é um conceito de vida baseado na crença e na certeza de que tudo o que você tem vivido, toda a sua vida, os seus resultados, são responsabilidade sua. Mesmo que nesse momento venha a sua mente um turbilhão de informações, ou de pessoas, e você se pergunte: “Isso foi culpa minha?”, nesse momento, é necessário entender que tudo o que vivemos é por ação ou omissão nossa.

Nós, seres humanos, temos a tendência de buscar culpados para entender ou justificar nossos fracassos, e essa atitude não nos leva a lugar nenhum, não nos traz soluções, pelo contrário, nos paralisam e nos deixam na zona de conforto. Quando assumimos a responsabilidade pelos nossos atos e decisões, iniciamos um novo ciclo na vida, pois percebemos que as historinhas que contamos como justificativa, não mudam o rumo da nossa história. E que tudo o que  desejamos e almejamos, nossos sonhos e projetos dependem unicamente de nós mesmos, das nossas escolhas, das nossas ações e, inclusive, do que deixamos de fazer.

Outra situação bem atraente é querer mudar as pessoas ou coisas ao nosso redor, porém, quando somos autorresponsáveis, a consciência é despertada, e isso nos diferencia de tudo. É preciso entender que não podemos e não temos o poder sobre o outro, cabe a cada um, mudar primeiro a si mesmo, e dessa forma, as pessoas e situações ao nosso redor também irão mudar, assim conseguiremos enxergar os nossos resultados.

Quando aplicamos a autorresponsabilidade nas nossas vidas, viramos a chave para a obtenção do sucesso. Você pode imaginar que tudo o que vivemos é por merecimento? Ou seja, é resultado de uma ação ou omissão? É a colheita do que plantamos? Quando analisamos isso de forma sincera e real, e deixamos de culpar os outros, a crise, o país etc., tomamos a responsabilidade pelo comando das nossas vidas, entendemos definitivamente que a vida que temos hoje e a vida que desejamos, só dependem unicamente de nós mesmos.  Mesmo que em alguns momentos da sua vida existiram pessoas envolvidas na tua história, nos fracassos, nas derrotas, elas estiveram lá porque você permitiu.  Quando eu entendi esse conceito, mudei por completo a minha vida, em alguns momentos estamos no colocando no papel de vítimas, permitindo que outras pessoas tomem as decisões por nós, e eu despertei para isso quando minha consciência trouxe a autorresponsabilidade como um fator decisivo para que eu tomasse o rumo da minha história novamente.

A vida começa quando termina a zona de conforto, e isso não significa que precisamos sofrer, mas que podemos mudar o jeito que temos feito as coisas. Se dessa forma não está dando certo, e não estamos tendo resultados, faremos de forma diferente. Isso é ser autorresponsável, analise suas atitudes diárias, reveja suas ações, e se torne uma pessoa produtiva e de sucesso.

Quero deixar aqui as 6 leis da Autorresponsabilidade, para que, sempre que vierem pensamentos a sua mente diante de situações ou decisões, aplique-as e verás que a sua vida vai mudar.

  1. Se é para criticar (os outros), cale-se.
  2. Se é para reclamar, dê sugestão.
  3. Se é para buscar culpados, busque solução.
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue as suas atitudes.

E lembre-se, independente da área da sua vida, aplique a autorresponsabilidade, pois a mesma precisa estar presente em todas elas, para que você realmente se torne o protagonista da sua história, pare de culpar, a empresa, os empregados, os fornecedores, foi você quem colocou ou permitiu que essas pessoas estivessem em tal posição, nós não somos aquilo que queremos ser, nem somos o que falamos, mas sim, somos o resultado das nossas ações. E a vida que você tem hoje é mérito seu. Então, se você olhou para sua vida e não se agradou do que viu, só você pode mudar esse quadro.

Caso você não saiba como iniciar um processo de mudança, pois mudar está ligado a aprender, quando não sabemos sobre algo, podemos permanecer do mesmo jeito, mas a partir do momento que aprendemos e compreendemos a importância daquilo em nossas vidas, podemos e devemos mudar, portanto se necessário, procure um profissional que possa te acompanhar e te auxiliar nesse processo, muitas pessoas ficam frustradas porque tentam sozinhas, de qualquer jeito, e fracassam. Então, se você não sabe como traçar metas e objetivos de forma adequada, lembre-se de procurar auxílio profissional. Essa decisão é responsabilidade sua. Trace uma visão clara do seu futuro, do que você deseja, e entenda que a sua jornada precisa ser feliz, o trajeto pode ser prazeroso, a felicidade não está apenas lá no topo, mas durante toda a caminhada, então está em suas mãos o poder de escrever todos os dias a sua história de sucesso.

Tem poder quem age!

LEAVE A RESPONSE