Colunistas

Seu negócio é uma empresa. Trate-o como tal!

Como eu te contei no texto anterior, sete em cada 10 micro e pequena empresas que abrem no Brasil hoje fecham as portas em menos de cinco anos. Aqui estamos falando de micro e pequenas, tá? E você sabe por que 50% das empresas morrem nos primeiros cinco anos de funcionamento? Não!?!?!?!

Eu te conto. Isso ocorre em função da má gestão empresarial – em especial, a má gestão financeira. E ai, te pergunto:

– Você quer fazer dessa estatística?

– Você encara as finanças do seu negócio e o próprio negócio como uma empresa?

– O que você está fazendo para ter uma boa gestão financeira do seu negócio?

– Como estão suas finanças nesse momento?

– Será que você está se estruturando para manter um negócio sustentável – para durar mais de cinco anos?

Má gestão, maus resultados

O fato é que no nosso caso, em especial as pequenas e microempreendedoras, falta gestão financeira, porque é comum focarmos nossos esforços na parte operacional do negócio, na produção e venda de nossos produtos e serviços, e deixarmos em segundo plano a parte do controle financeiro. Acreditarmos que vender e receber os pagamentos dos clientes é suficiente para mantermos nossos negócios de pé.

Mas, infelizmente, o fato é que todo e qualquer negócio (tenha ele o tamanho que tiver) sem uma gestão financeira eficiente dificilmente alcançará um status de sustentabilidade e prosperidade duradouros, que nos proporcionem paz!

Se você não faz um fluxo de caixa, um planejamento financeiro, um controle de vendas, um acompanhamento das despesas do seu negócio eficientes, eu sinto te informar que seu negócio está correndo seriamente o risco de ser um desses sete que fecharão as portas poucos anos.

Calma, tem solução

Bom, a dica que quero deixar aqui hoje, para que você não faça parte desta estatística do Sebrae, é adotar passos simples e eficazes para controlar suas finanças. Comece hoje mesmo a fazer relatório de fluxo de caixa, por exemplo. Ele vai te ajudar a compreender os resultados do negócio, saber quanto está saindo e entrando no seu caixa, como estão suas vendas e suas despesas. Estes dados organizados já servem de base para você montar um planejamento e estratégias de ação de curto, médio e longo prazo.

Deixo aqui embaixo uma Planilha de Fluxo de Caixa super simples, para você baixar e começar o seu agora mesmo!

Ah, e se precisar de uma ajudinha para organizar as finanças, é só me chamar, usando esse link aqui http://bit.ly/AlineMadeira.

Um beijo e até!

 

LEAVE A RESPONSE

Aline Madeira
Aqui você não ficará mais no vermelho. Aline Madeira é coach financeira e vai trazer dicas e reflexões para que você cuide melhor das suas finanças, sejam elas pessoais ou da empresa.