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Você sabe como posicionar sua marca?

Não saber o que está atrapalhando seus resultados no mundo digital é uma das duvidas mais comuns que os empreendedores têm. E geralmente o problema está na estrutura criada para marca, que na maioria das vezes não tem nenhum posicionamento.

Andando sem sair do lugar

A história se repete todos os dias: empreendedoras buscando incessantemente fórmulas milagrosas para vender mais, divulgar seus trabalhos na internet e conseguir mais clientes.

Elas aplicam no seu marketing tudo o que sabem, tentam aprender o que não sabem, investem em propagandas e não conseguem obter os resultados. Não conseguem entender o que é que está dando errado. Se perguntam: Por que não consigo mais clientes? Por que as pessoas que entram em contato comigo não são nada parecidas com meu público alvo? O que estou fazendo de errado?

Parto da premissa de que não há certo e errado em estratégias digitais. Sempre haverá uma estratégia para cada empresa. Mas tem algumas práticas que devem ser levadas em consideração e que são deixadas de lado, esquecidas pelos empreendedores que estão começando a se aventurar na internet.

Uma delas é desenhar o posicionamento de marca.

Uma forma de se diferenciar

Para quem não conhece, posicionamento de marca é uma estratégia de negócio em que você define claramente o que quer ser e o que não quer ser para o mundo e para seus clientes. É entender o que é melhor para a empresa e agir de acordo.

O que é muito comum quando começamos a empreender é achar que podemos atender todo mundo com uma variedade de produtos e serviços infinitos para quem quiser trabalhar com a gente. Eu sei que é assim porque eu mesma caí nessa armadilha.

Apesar de parecer uma ótima forma de começar, o famoso “atendo quem vier e se não souber me viro”, esse tipo de abordagem pode ser um tiro no pé. Com certeza você vai trabalhar muito mais, por muito menos e com pessoas que você não quer trabalhar.

O posicionamento de marca delimita seu território de atuação, dando clareza no momento de aceitar ou declinar um novo cliente, projeto ou venda e ajuda a balizar suas campanhas de marketing.

Mas o principal e mais importante resultado que o posicionamento vai te trazer é o aumento da satisfação dos seus clientes.

Porque ao saber o que você faz, para quem e como, você estará definindo uma promessa e alinhando as expectativas de quem procura seus produtos ou serviços. E satisfação nada mais é do que o alinhamento da expectativa do cliente com a sua entrega.

Um exercício para toda empreendedora

Uma forma de começar a definir seu posicionamento de marca é respondendo essas perguntas:

  • Quem somos? – A descrição do seu negócio.
  • Como Somos? – A postura da marca e sua personalidade
  • Para quem? – Os públicos da marca
  • O que fazemos? – A descrição dos seus produtos e serviços
  • Como fazemos? – A forma como produzimos/ procedemos
  • Por que fazemos? – Seus princípios, crenças e valores
  • Onde somos melhores? – Seus maiores diferenciais
  • Por que somos melhores? – Pontos de prova de que seus diferenciais realmente fazem a diferença.

Na maioria dos conteúdos que você lê sobre marca as perguntas terminam por aí. Mas se posicionar é também renunciar a aquilo que NÃO queremos.

Por isso o exercício deve continuar questionando também:

  • Quem NÃO somos?
  • Como NÃO somos?
  • Para quem NÃO?
  • O que NÃO fazemos?
  • Como NÃO fazemos?
  • Por que NÃO fazemos?
  • Onde NÃO somos melhores?
  • Por que NÃO somos melhores?

Veja que ao descrever aquilo que não queremos ser, delimitamos um território dentro de nossa empresa e fica mais fácil até mesmo dizer não para as pessoas que você sabe que não são seu cliente ideal.

Por isso lembre-se: POSICIONAMENTO é RENÚNCIA.

Saber o que não queremos é tão importante quanto saber o que queremos e é esse equilíbrio que vai te dar a clareza para colocar na internet a mensagem certa para seu público.

Faça esse exercício e veja como ele vai te ajudar a definir muitas coisas na sua iniciativa! E conte aqui para nós o que você descobriu sobre seu posicionamento depois desse exercício!

Se precisar de mais dicas sobre como melhorar sua marca e seu posicionamento é só acompanhar minha coluna aqui no Voa Maria!

Até a próxima!

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