O segmento de confeitaria movimentou R$ 78 bilhões em 2016, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip). Isso mostra que produzir bolos e doces é, além de rentável, uma oportunidade de negócio em um mercado já consolidado e promissor. Outra grande vantagem deste ramo de negócio é a facilidade para entrar nele: os custos de produção e dos ingredientes são, em sua maioria, baixos.
No entanto, a facilidade de iniciar uma empresa de confeitaria também implica em um grande número de concorrentes, pois muitas são as empreendedoras que, em busca de renda extra, passam a produzir guloseimas para vender com investimento baixo.
Assim, para quem quer realmente prosperar como confeiteira deve desenvolver uma série de estratégias antes mesmo de iniciar o negócio. Vamos a elas?
1 – Estude o seu mercado
Ainda que movimente milhões em todo o Brasil, o ramo da confeitaria costuma ser regional, tendo em vista que a periodicidade e conservação dos produtos dificulta a exportação deles para outras cidades, estados ou países. Por isso, o primeiro cuidado que você deve tomar antes de investir seus recursos neste setor é o Estudo de Mercado. Quais oportunidades sua região te oferece? Quantos concorrentes você tem ao seu redor e quais são os diferenciais que eles oferecem? E em relação aos preços, qual a média que outras confeiteiras cobram?
A partir deste diagnóstico, você conseguirá encontrar uma informação bastante valiosa (e talvez a mais importante em relação ao seu negócio): o seu diferencial.
2 – Estude o público-alvo
Agora que você já sabe quais são produtos e sabores que vai oferecer, você precisa entender quem são as pessoas que estão dispostas a pagar por eles. São mães de crianças pequenas e de classe B e C, que celebram o aniversário das crianças todos os anos? São mães de classe A, que exigem doces finos e bolos com alto requinte de design? São mulheres de classe média, que compram bolos para comer à tarde? São noivas, que enxergam no bolo (e todos os outros detalhes do casamento) a realização de um sonho de infância?
Perceba que o grau de exigência destas clientes são muito diferentes, assim como a percepção de preço que estarão dispostas a pagar. A partir do momento em que você estuda estes públicos, você conseguirá se posicionar melhor e até criará mecanismos de relacionamento com este público com maior facilidade.
3 – Analise os canais de venda
As redes sociais revolucionaram a forma como fazemos negócios, visto que elas se consolidaram como ótimos canais de venda. Mas não se iluda: postar fotos no Instagram e Facebook apenas não é suficiente. Você precisa criar mecanismos para se relacionar constantemente com potenciais clientes (conteúdo, posts, inbox, WhatsApp e grupos), sempre de forma pró-ativa e respeitosa.
Além da presença digital, que outras estratégias você pode colocar em prática para vender mais? Parcerias com decoradoras e escolas infantis, por exemplo, podem ser ótimos canais de vendas. Pense sobre quais são as pessoas ou oportunidades que podem te gerar mais clientes e faturamento.
4 – Invista em excelência
De nada adianta planejar e planejar, sendo que a execução dos produtos deixa a desejar. Quer saber um grande segredo da confeitaria: os doces e bolos conquistam principalmente pelo sabor, mas também pelo design. Então, invista constantemente em cursos de capacitação. Há vários cursos gratuitos oferecidos por lojas especializadas.
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