Pessoas seguram celulares e acessam o Facebook.
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Como transformar o seu Facebook em uma máquina de vendas

Educação, compra, venda, fonte de informação, compartilhamento de notícias, troca de experiências, novas amizades. Mais que uma rede social, o Facebook traz grandes oportunidades para quem realmente sabe usar a ferramenta de modo profissional, especialmente diante da oportunidade de gerar vendas, tanto de forma orgânica quanto paga.

Mas esqueça a ideia de postar conteúdos sem estratégia, com aquela cara de “estou aqui”, mas que ninguém perguntou, sabe? Um dos erros mais cometidos por quem está à frente do próprio negócio é a prática de spam, em que o responsável pela empresa faz publicações aleatórias e frequentes. E pior: sem levar em conta que a plataforma é uma rede social e, por isso, a construção de relacionamentos deveria estar em primeiro plano.

Para reverter este jogo e impulsionar o seu faturamento e vendas, leia este artigo até o final. Ele contém muitas informações de quem trabalha com redes sociais há anos, acertando e errado uma série de estratégias.

Aproveite também para entrar neste link e descobrir os grupos no Facebook criados pelo Voa, Maria para ajudar você a fazer seu negócio voar (Link)

Neste especial você vai aprender a:

  • Apostar no Facebook ainda vale a pena?
  • Fazer suas primeiras vendas orgânicas no Facebook
  • Entender o perfil de usuários da plataforma
  • Grupos: de quais devo participar?
  • Como se relacionar com potenciais clientes
  • Quantidade versus qualidade
  • Apostar no Facebook ainda vale a pena?

A realidade das plataformas digitais é assim: nascem redes novas e redes que faziam sucesso em um dia, no outro já não são tão relevantes assim. Afinal, quem não se lembra da febre que foi o Orkut ou o Snapchat?

Mas ainda que pareça abandonada pelos mais jovens, o Faceboook continua sendo uma rede importante e bastante usada, não por adolescentes e jovens com menos de 25 anos. Para os mais velhos, no entanto, a rede social é indispensável, até porque são nos grupos que a mágica acontece: as pessoas ofertam produtos e serviços, buscam informações e fornecedores, fazem amizades e compartilham experiências.

Assim, se o seu público tem mais de 25 anos, você deveria sim apostar no Facebook.

Fazer suas primeiras vendas orgânicas no Facebook

Graças ao expressivo número de participantes, os grupos são uma forma interessante de fazer vendas. Há comunidades que têm foco apenas na compra e venda de produtos e serviços de pequenas empresas e autônomos, em que você compra a partir da identificação com os vendedores. Há grupos voltados apenas para mulheres, grupos para pessoas do mesmo bairro ou cidade, grupos para quem compatilha as mesmas causas (amor aos animais, por exemplo), grupos com uma finalidade (venda de ingressos para um show).

A primeira estratégia para quem quer fazer vendas neste sentido é encontrar algumas dessas afinidades, pois o nicho hoje é a forma mais promissora de encontrar o seu público ideal.

Entender o perfil de usuários da plataforma

Se você entra em um grupo, precisa entender o perfil das pessoas que fazem parte dele e os propósitos do espaço. De nada adianta você tentar revender produtos de uma grande empresa de cosmético em um grupo de venda de produtos artesanais.

Além de não gerar venda, você aumenta o trabalho dos moderadores do grupo e ainda causa um constrangimento, pois fica claro para os membros que você não entendeu a proposta daquela comunidade.

Grupos: de quais devo participar?

Participe das comunidades com as quais você realmente tenha afinidade. Não adianta pedir para participar de um grupo de mulheres se você for homem. Ou de um grupo de pessoas que amam roupas pretas se você quer divulgar sua marca de roupas neon.

Ter esta consciência evita constrangimentos e poupa o seu tempo, que pode ser melhor usado divulgando seus produtos e criando relacionamentos com pessoas que realmente tenham interesses parecidos com o seu.

Como se relacionar com potenciais clientes

Vamos mudar a sua mentalidade? Em vez de pensar apenas em vender e se divulgar, que tal usar os grupos do Facebook para criar relacionamento com os demais membros?

Relacionamentos prosperam a partir da identificação real entre pessoas. E, acredite: uma vez que você conquista potenciais clientes, eles acabam indicando a sua empresa naturalmente. É assim que você constrói o marketing boca a boca, mesmo que virtual, que é o que mais dá resultado para o seu negócio.

Então, Maria, use os grupos do Facebook para criar relacionamentos!

Quantidade versus qualidade

Uma publicação empática, com uma mensagem clara, com todas as informações necessárias e com respostas amigáveis tem muito mais chance de despertar o interesse de possíveis clientes do que aquelas artes padrões que muita gente usa. Sabe por quê? Porque é um post humanizado. Aposte nesta estratégia.

O que você não deve fazer é publicar divulgar seus produtos massivamente. Mais que demonstrar falta de estratégia e despreparo, esta atitude pode ser considerada um verdadeiro spam e surtir efeito contrário: em vez de atrair, repele potenciais consumidoras.

Grupos do Voa, Maria

Você sabia que o Voa, Maria tem diversos grupos para ajudar você a fazer seu negócio decolar? São duas categorias de grupos: os temáticos e os regionais.

Nos grupos temáticos, você pode acessar aquele que mais tem a ver com o seu ramo de atuação: Artesanato, Beleza, Confeitaria, Gastronomia, Moda e Negócios Digitais. O objetivo destes grupos é compartilhar conhecimento.

Já os grupos locais foram criados para impulsionar vendas. A ideia é que você faça parte da comunidade mais próxima da sua localização, a fim de facilitar vendas. Assim, o Voa tem grupos voltados para diversas capitais e suas respectivas regiões metropolitanas. Encontre a sua clicando aqui.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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