De voz doce, jeito meigo e corpo magro, Erika Sakugawa até parece, à primeira vista, uma mulher frágil. Só parece. Porque a empreendedora nascida no Brasil, mas de descendência nipônica mostra que tem força, autoestima e coragem para conquistar tudo o que quer. E uma destas conquistas foi a mudança para o Brasil, depois de viver, trabalhar e até constituir família no Japão, onde viveu por 20 anos.
Em busca de qualidade de vida, já que sustentar sozinha trabalhando em fábricas praticamente a impedia de ter tempo para dedicar aos dois filhos e qualidade de vida, Erika tomou uma decisão difícil: a de voltar ao País para recomeçar do zero. “Mudei muito, tive uma iniciativa corajosa de voltar para cá. Vim com uma mão na frente e outra atrás e vim com muita coragem para lutar e vencer”, conta.
Erika conta que, apesar de ser um país em que seja mais fácil conquistar bens materiais, como casa e carro, as jornadas de trabalho são mais longas, de segunda a segunda, e a vida social dos japoneses muitas vezes é negligenciada. Assim que engravidou do primeiro filho, ela então já demonstrou espírito empreendedor para revender cosméticos brasileiros do outro lado do mundo, onde conseguiu até formar uma rede de revendedoras. “E começou a vender lingerie. Não queria deixar o filho em uma creche, por isso decidi criar condições para ficar como filho pelo até que ele completasse um ano”.
Depois de uma separação e segunda gravidez, Erika viu no Brasil a oportunidade de trabalhar como maquiadora, especialidade que lecionava. “Achei que seria mais simples trabalhar com maquiagem, mas foi uma doce ilusão. As pessoas não valorizam profissionais que têm estudo, formação. Hoje se uma blogueira fala, o que ela diz vira lei”.
A empreendedora então decidiu focar um projeto que ela já tinha iniciado ainda no Japão: ao marketing multinível que desenvolve para a Jeunesse. “Ganho com vendas e já estou montando equipes, já tenho distribuidores. Mas como é uma empresa nova, sinto um pouco de dificuldade, primeiro porque as pessoas [interessadas em revendas] não sabem o que é marketing multinível. No entanto, mas já tenho distribuidores em no Paraná, São Paulo e interior de São Paulo e no Japão”, comemora.
Uma das grandes apostas de Erika será o lançamento oficial da marca Jeunesse no Brasil, realizada no próximo dia 2, no Ginásio do Ibirapuera. “Daqui a cinco anos vou estar consolidada, próspera. Serei no mínimo Diamante na empresa e estarei fazendo metas. Sei que até lá vou poder dar uma vida mais tranquila aos meus filhos e também sonho em montar uma ONG [organização não governamental] para outras mulheres, para trabalhar a autoestima delas e mostrar que somos capazes de conquistar o que quisermos”, conclui.