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Estratégia de negócio: qual é a sua?

Como já mostramos aqui, três em quatro brasileiros querem ser donos do próprio negócio. Para as mulheres, ser empreendedora, muitas vezes, acaba nem sendo um desejo, mas uma necessidade. É muito comum que trabalhadoras sejam demitidas ao engravidar ou assim que retornam da licença-maternidade, momento em que elas mais precisam ter uma renda fixa para custear os gastos com o bebê. E muitas decidem abrir uma empresa ao perceberem que voltar ao mercado de trabalho irá limitar o tempo que têm para se dedicar aos filhos.

Porém, empreendedores erram no desenvolvimento do plano de negócios. Para muitos, colocar no papel todos os detalhes e estratégias da nova empresa é novidade.

Por isso, o Voa, Maria traz hoje três estratégias sobre as quais você conseguirá estruturar os diferenciais do seu negócio. Afinal, empresas que são apenas “mais uma” acabam perdendo espaço para a concorrência. Repense o seu negócio e veja como tais estratégias podem se encaixar no seu negócio.

Inovação                               

Você já parou para pensar na infinidade de produtos ou serviços que ainda não foram criados? Consegue lembrar como a tecnologia facilitou e barateou a nossa vida? Afinal, podemos encontrar soluções para quase todas as tarefas diárias em um smartphone.

Mas não se intimide. Ainda existem muitos serviços que podem ser criados, muitas inovações para serem descobertas. Para isso, pense em um problema que te afeta diariamente. Alguns dos produtos mais inovadores surgiram a partir deste questionamento. O portal Minha Vida, por exemplo, foi criado porque o dono sofre de doença rara e não encontrava informações na internet.

Se você, empreendedora, não conseguir em um produto revolucionário para o mercado, pense então em como a sua empresa pode inovar. Você pode investir em uma embalagem diferente, um sabor diferente para os seus bolos, uma carta de agradecimento ao cliente que comprou o seu produto. Com certeza tem uma série de pequenas ações que você pode investir sem que aumentar seus custos. Pense nisso.

Excelência Operacional

Produtos padronizados, preços baixos e disponibilidade. Estas são as características da excelência operacional enquanto estratégia para o seu negócio. É ideal para quem produz em série e que exigirá de você, empreendedora, controle de qualidade constante.

Intimidade com o Cliente

Esta é grande tendência de consumo. Porém, apenas algumas empresas estão preparadas para atender em escala, mas com proximidade aos consumidores.

Para se destacar com seus clientes, você deve estar atenta às necessidades dele e à qualquer manifestação virtual, seja nas redes sociais, e-mail ou demais canais de atendimento.

Um bom exemplo de empresa que viralizou em pouco tempo é o NuBank – cartão de crédito que não tem vínculo com conta bancária. Além da facilidade de realizar todo o cadastro e controle dos gastos pelo celular, a empresa responde a mão os clientes. Há poucos meses, um cliente reclamou da cobrança duplicada paga por um sanduíche. Como resposta, recebeu uma carta de desculpas manuscrita, uma lancheira da cor da marca e receitas para que ele não pagasse mais por lanches tão caros.

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Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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