Com o dólar é mais de R$ 5, o preço do combustível dispara. Consequentemente, o custo de praticamente todos os produtos também crescem, assim como o preço final de todos eles.
O dólar em alta também torna a exportação de produtos básicos, como o arroz, mais lucrativa para os produtores. Com menos arroz disponível para o mercado brasileiro, este produto também fica mais caro.
Além da alta dos preços, nós vivemos (mais) uma crise econômica sem perspectiva para acabar, até porque a situação foi agravada pela crise da covid-19. Desde 2020, quase 65% das pessoas perderam renda e, claro, passaram a gastar menos.
Toda essa explicação serve para responder à seguinte pergunta: Camila, é hora de vender barato? A resposta é simples: não.
Necessidades básicas
O primeiro motivo pelo qual não devemos jogar nosso preço lá embaixo é que quem perdeu o renda nos últimos meses vai, antes de tudo, priorizar os gastos com necessidades básicas, como alimentação, moradia e segurança.
Assim, se você trabalha com um público de baixo poder aquisitivo, entenda que neste momento baixar seus preços não vai adiantar, pois o consumo deles estará concentrado justamente no suprimento das necessidades básicas.
Porém, clientes que continuam com dinheiro vão se deparar com a redução seus dos preços e vão pensar: “se está tão barato é porque não presta”.
Outro motivo para manter seus preços em um patamar justo: quem vem por preço também vai por preço. Então, o cliente que paga barato hoje porque tem pouco dinheiro certamente vai procurar outro fornecedor com mais qualidade quando estiver em uma situação financeira mais confortável.
E a moda, como fica?
Vestuário é uma necessidade básica. Já acessórios e moda casa, não. Assim, sua estratégia de atração vai variar de acordo com o seu produto.
Vestuário
1. Invista em parcerias com microinfluenciadoras que tenham um bom engajamento;
2. Mapeie os interesses das clientes;
3. Faça ofertas personalizadas.
Acessórios
1. Associe as peças a celebridades para criar desejo;
2. Faça promoções para elevar o ticket médio.
Moda casa
1. Divulgue conforto, pois muitas pessoas ainda estão em home office;
2. Mostre ambientes decorados;
3. Ressalte os benefícios do investimento em bem-estar.
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