Vendas

Natal 2021: aprenda a bombar suas vendas

Prepare-se: a melhor data comercial do ano está próximo. No Natal do ano passado, o comércio movimentou R$ 3,7 bilhões em vendas. E o tíquete médio foi de R$ 462, segundo as informações da Ebit. 

Ainda que a crise econômica e a alta dos preços ainda impactem significativamente o poder de compra dos brasileiros, os direitos trabalhistas remanescentes dos trabalhadores (como o décimo terceiro) e a criação de vagas temporárias podem aquecer a economia. 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), cerca de 95 mil pessoas devem ser contratadas para atender esta sazonalidade e as vendas podem crescer até 3,8% em comparação ao Natal 2021.

Sendo assim, como tirar o melhor proveito desta época? Siga as dicas a seguir para impulsionar suas vendas. 

Defina uma boa estratégia 

De nada adianta querer vender muito sem ter uma boa estratégia. Sem ela, suas ações de vendas serão como atirar no escuro. 

Assim, uma das formas de potencializar outro é priorizar a produção e divulgação de produtos com maior margem, tendo em vista que as pessoas já estão pré-dispostas a comprar nesta época e também a procura é naturalmente maior.

Não sabe como traçar as estratégias para as festas de fim de ano? Assista ao Workshop de Natal preparado pelo Voa, Maria. Para assisti-lo gratuitamente, faça parte de um dos grupos de Telegram do Voa, Maria. Basta preencher um breve formulário e acessar o link na mensagem de confirmação de envio da pesquisa.

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Planejamento 

Se você já empreende há alguns anos, pode usar a experiência dos anos anteriores para ter uma ideia da quantidade de pedidos que receberá. 

Assim, além de determinar uma porcentagem maior para este ano. Se sua empresa teve lucro de R$ 3 mil no Natal do ano passado, por exemplo, você pode determinar 30% de aumento como meta de faturamento deste ano.

Mas se este for o seu primeiro Natal, defina uma meta de lucro realista.

A partir da sua projeção de vendas será possível determinar também a projeção de custos para viabilizar a operação. 

Drible o aumento dos fornecedores 

Ao definir as metas de vendas e os custos necessários para atingi-las, você poderá construir ainda uma grande vantagem: a de formar estoques. 

Comprar matérias-primas em maiores quantidades vai te trazer:

  • Menor preço unitário;
  • Garantir material para atender suas encomendas, tendo em vista que o aumento das vendas em quase todos os setores pode esgotar as matérias-primas;
  • Pagar mais barato, pois a tendência é a de que todos os produtos fiquem cada dia mais caros até 25 de dezembro.

Crie oportunidades 

Por fim, a partir do momento em que as operações mais básicas já foram atendidas, agora é o momento de colocar todo o planejamento no mercado. 

Invista em diferentes formas de divulgação, criando oportunidades de vendas, desde indicações, divulgação orgânica e paga, por meio de anúncios.

Não sabe como começar? Assista ao Workshop de Natal. Siga também o Voa, Maria no Instagram e YouTube.

Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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