P – Uma das principais dúvidas seria sobre o ponto a localização onde estou. Em Mauá [na Grande São Paulo] tenho 70% dos clientes, mas em Santo André, onde moro, a região é de fácil acesso para as regiões vizinhas. Assim, não sei onde abrir minha loja: em Mauá, que tenho mais clientes, ou em Santo André, onde pretendo captar novos.
B.M., de Santo André.
Para responder essa pergunta, é preciso responder outras perguntas antes:
– Qual o negócio?
– Qual o produto?
– Quais os tipos de clientes atendidos?
– Quanto tempo está estabelecida no endereço?
– Por que mudar de ponto?
– É preciso saber por que esses 70% (de Mauá) compram com você. Eles estão de passagem? É um produto exclusivo? Falta concorrência em Mauá? É por causa do atendimento?
Ainda é importante identificar as razões da minoria atendida ser de Santo André. É por que a localização privilegia o público de rua, ou seja, ponto de passagem para os clientes de Mauá?
Seria falta de interesse dos clientes da região ou a empresa não realiza promoções e divulgação na região?
Qual o local do novo ponto?
Qual o valor do novo ponto?
Qual é o investimento de adequação do novo ponto?
Você tem o cadastro de todos os clientes para uma eventual mudança? (celular, e-mail, Facebook dos clientes) Principalmente para avisar essa mudança se for o caso?
Em uma eventual alteração de endereço, qual a perspectiva de faturamento? Teria uma folga de fluxo financeiro? Partindo do princípio que sempre numa alteração sempre existe uma diminuição de clientes.
Resumindo, para fazer uma mudança de ponto e no seu caso da cidade, é preciso fazer uma análise bem criteriosa das vantagens e desvantagens. Tente colocar em um quadro alguns pontos em relação a esses questionamentos para identificar as reais necessidades dessa possível mudança.
A pergunta de hoje foi respondida por Leandro Reale, consultor do Sebrae.
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