Em maio de 2017, Tania Araújo falou pela primeira vez ao Voa, Maria [Clique aqui para conferir a matéria]. Na ocasião, a empreendedora contou sobre a jornada tripla de trabalho, em que se dividia entre o financeiro da empresa da família, a produção de sabonetes e difusores aromáticos da Empório Luz e ser mãe. Tudo isso sem contar o trabalho voluntário em hospitais em alguns finais de semana.
Em menos de um ano, a empreendedora paulista promoveu diversas mudanças em sua vida e negócio. Primeiro: ela se mudou para uma casa e já não tem de dividir os espaços do antigo apartamento para produzir seus produtos. Além de mais espaço, Tania agora tem até um ateliê, onde recebe clientes. Segundo: ela está investindo em novos produtos, na embalagem e marketing da Empório Luz. Saiba como ela fez estas mudanças e quais resultados está colhendo na entrevista abaixo.
Voa, Maria: Como e quando teve a ideia de renovar seu portfólio de produtos?
Tania Araújo: Estou constantemente atenta às expectativas dos clientes. Portanto, acredito que o portfólio nunca pode ser considerado pronto. Sempre há espaço para novidades. Claro que existem produtos que se consolidam e resistem às mudanças.
Voa, Maria: Qual foi a receptividade das suas clientes em relação aos novos produtos?
Tania Araújo: Minhas clientes são especiais, são as primeiras a me incentivarem na busca de novidades e recebem com alegria os novos produtos.
Voa, Maria: Como trabalhou a divulgação para conquistar novos clientes?
Tania Araújo: Estou participando mais dos grupos de negócios do Facebook e valorizando a força dos cartões de visita. Onde vou falo do meu trabalho e entrego cartão de visita e normalmente entrego junto alguma amostra de sabonete. Isso cativa a pessoa e 60% visitam minha página.
Voa, Maria: A partir da experiência do Natal, em que você se surpreendeu com a demanda e diversidade de pedidos que recebeu, fale sobre a importância de inovar no seu empreendimento.
Tania Araújo: O Natal é realmente a data mais lucrativa. 2017 não foi diferente. Mas os pedidos sim me surpreenderam, pois tirando o sabonetinho em forma de panetone, o restante dos pedidos giraram em torno dos sabonetes modelo suculentas, olho grego e dos aromatizadores de olho grego. Ou seja, é importante não se prender nos temas das datas comemorativas. É necessário oferecer um leque mais amplo de possibilidades.
Voa, Maria: Hoje como é a sua rotina de trabalho? De que horas a que horas está na firma, quando atende as clientes, quando produz e quando estuda?
Tania Araújo: Meu dia é bem agitado. Das 7h às 17h, continuo trabalhando no setor financeiro de empresa familiar. Com o Whatsapp, tenho condições de atender clientes durante o dia todo, mas virtualmente. Minha produção ocorre entre 19h e 23h, de segunda a sexta. Havendo encomendas, sábados e domingos são totalmente aproveitados para produzir e atender clientes pessoalmente. Busco ampliar meus conhecimentos em cursos presenciais que aconteçam aos finais de semana ou online. Leio muito e, com algumas dicas, faço testes em produtos, buscando trazer produtos exclusivos.
Voa, Maria: Você divulga muito os seus serviços em grupos no Facebook. Conte como é a sua experiência e quais são os seus resultados?
Tania Araújo: Sim, divulgo muito no Facebook e pretendo cada vez mais fazer isso. Mas retorno real tive poucos. Fico feliz em ver clientes que também estão nesses grupos indicam meu trabalho. Eu acredito que, persistindo na divulgação nesses canais, alcançarei o objetivo de ter o nome Empório Luz conhecido.
Voa, Maria: Você contou que o seu principal meio de divulgação é o boca a boca. Como faz para conquistar e cativar clientes a ponto deles se tornarem seus divulgadores?
Tania Araújo: Enquanto cliente, fico muito chateada quando vou comprar um produto e o vendedor “empurra” qualquer coisa. Então converso muito com os clientes e potenciais clientes. Acho importante sentir a necessidade que a pessoa tem no momento da compra. Posso dar um exemplo? No Dia das Mulheres fui consultada por muitas pessoas para brindes. Numa dessas consultas a cliente não sabia o que comprar. Conversando, vi qual seria o público dela, quais seria as cores do evento. Ofereci sabonetes em formato de coroas, para que todas recebessem a mensagem “vocês são princesas, rainhas em tempo integral”. A cliente ficou super feliz. Disse que era exatamente o que queria e não sabia explicar.
Voa, Maria: Quais novos produtos você está oferecendo?
Tania Araújo: Nossa, são tantos detalhes. Bem, quero oferecer aos clientes, além da linha de lembrancinhas, uma linha de uso próprio e continuo. Isso inclui sabonetes veganos, sabonetes fitoterápicos, sabonetes tradicionais, uma linha home spray diferenciada com fragrâncias marcantes, pastilhas de gesso aromatizadas para usar em gavetas e armários, que além de perfumar, ajuda a controlar a umidade desses locais. Quero também, em abril, lançar a cestinha perfumada. Seguindo o exemplo de Marias que têm a malinha de roupas ou lingerie, pretendo montar cestas com os meus principais produtos e levar até os clientes. Eles teriam assim oportunidade de ver o produto em casa, como se fosse na loja. Para montar essa cestinha tem o lance de entender o cliente e levar produtos que combinem o seu perfil. Acompanhará a cestinha um brinde ao cliente, mesmo que ele não compre nada. Ao deixar a cesta, minha ideia é incentivar o cliente a mostrar para outras pessoas, e assim ampliar ainda mais a rede de contatos.
Voa, Maria: Apesar de toda esta evolução nos negócios, quais ainda são os seus desafios?
Tania Araújo: Captação de novos cliente e firmar parcerias.
Voa, Maria: E como os supera?
Tania Araújo: Acredito que as estratégias que estou adotando vão me ajudar a superar. Conto também com o apoio da coach Alice Santos Cezar, que foi figura importante para eu me jogar no meu objetivo.
Voa, Maria: Quais dicas ou mensagem deixa para as empreendedoras?
Tania Araújo: Sem mente aberta nada se desenvolve. Ter bons contatos e buscar pessoas com reais conhecimentos para esclarecer suas dúvidas, pois o que mais encontramos no pedaço são pessoas que não querem que seu projeto dê certo. Estudar o segmento é muito importante, pois sem conhecer o que acontece na sua área é impossível se adequar.
Voa, Maria: Há alguma pergunta que não fiz, mas que você gostaria de acrescentar e responder? Fique à vontade para contar tudo o que achar relevante.
Tania Araújo: Qual o motivo de estar na área de sabonetes artesanais? Amo cor, amor perfume e amo ver os olhos dos clientes brilhando de satisfação na hora da entrega dos produtos. Como dizem por aí, a satisfação do cliente não tem preço.
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