Entrevistas

#10MilMarias: Uma aula de personal organizer com Valéria Abitte

Formada em Letras (Português e Espanhol) e Secretariado, Valéria Abitte acumulou grande experiência corporativa em 20 anos de atuação como secretária executiva de multinacionais como Siemens, Bosch e Volkswagen. Assim, ninguém melhor do que ela para indicar processos e dicas para fazer com que pequenas e grandes empresas operem de forma eficaz e produtiva.

Assim, em busca de uma forma de gerar renda e, ao mesmo tempo, ter mais qualidade de vida e tempo para dedicar à família, ela optou por transformar sua expertise em processos para atuar como Personal Organizer. Para isso, investiu em cursos de organização corporativa, treinamento e organização residencial para atender os mais diversos públicos. Mudanças residenciais, organização residencial e corporativas? É com ela mesma.

A experiência tem sido tão positiva que Valéria já recebeu convites para criar seu próprio curso de formação para novas personais. Conheça a Valéria Abitte e saiba como ela pode melhorar sua o ambiente da sua casa e da sua empresa.

Voa, Maria: Por que optou pelo empreendedorismo?

Valéria Abitte: Como me aposentei muito cedo, optei por empreender para ficar mais próxima da minha família, ter mais flexibilidade, mais qualidade de vida e fazer algo desafiador, que é transformar a vida das pessoas.

Voa, Maria: Quais são as vantagens de empreender?

Valéria Abitte: Ter mais autonomia e liberdade para atuar no meu negócio. Empreendendo tenho a certeza de que preciso me superar cada vez mais para obter mais resultados. E isso é bem desafiador, diferente de trabalhar nos moldes de uma multinacional.

Voa, Maria: E os desafios que encontrou para criar Valéria Abitte Personal Organizer?

Valéria Abitte: Primeiramente estudar e entender meu negócio, suas particularidades, concorrentes, público alvo, como também colocar mão na massa, aprender a fazer tudo, finanças, vendas e marketing, fornecedores, e por aí vai.

Voa, Maria: Como superou estes desafios?

Valéria Abitte: Foram muitos desafios, e ainda os tenho. Creio que por ser uma profissão ainda nova, as pessoas têm muito receio em contratar, e ainda acham que organização é um luxo. Mas isto não é verdade. A organização é uma necessidade para todos. Estudar e conhecer bem seu nicho e seu público alvo são fundamentais para o seu negócio ter sucesso. Também é preciso ter consciência de que nada acontece da noite para o dia.

Voa, Maria: Tenho a impressão de que, ainda que o serviço de personal organizer esteja ganhando espaço no mercado, muitas pessoas ainda não sabem para quem ele é indicado. Sendo assim, conte-nos mais sobre o seu público alvo e como funciona este serviço.

Valéria Abitte: Aproveitando minha expertise trabalhando há mais de 20 anos como secretária executiva, adoro organizar documentos e arquivos digitais. E pensando nas microempreendedoras que trabalham numa jornada louca, conciliando vida pessoal com seus filhos, casa e seus negócios, é super importante ter uma empresa organizada, pois aumentará seu desempenho e resultados. Perder um documento importante da sua empresa ou deixar de pagar contas por falta de tempo e organização com certeza vai te trazer muitos prejuízos. Por isso, uma profissional de organização vai te ajudar a trazer mais produtividade e ganhar mais tempo para você e sua família, além da paz de espírito de saber que tudo está funcionando de forma organizada, ganhando muito mais controle sobre tudo. E aí, ainda têm dúvidas, sobre o que uma Personal Organizer pode te ajudar?

Voa, Maria: Quais são os diferenciais do seu negócio?

Valéria Abitte: Creio que meu diferencial seja o comprometimento de entregar um trabalho de qualidade, trabalho personalizado para cada cliente, além da discrição e o respeito pelos clientes. O serviço de organização é algo que você invade a intimidade das pessoas na hora de abrir os armários, gavetas, documentos. Tem que ser muito profissional e ético.

Voa, Maria: Quantos clientes você atende por mês? Ou quantos produtos vende mensalmente?

Valéria Abitte: É muito variado com a época do ano. No segundo semestre cresce a procura pela organização e surgem mais projetos no mês, mas em época de baixa, de janeiro a março, vendo um projeto por mês. A minha meta é fechar um projeto por semana, independente da época do ano e da crise do nosso país.

Voa, Maria: Como é a sua estratégia de divulgação dos serviços e como faz a captação de novos clientes?

Valéria Abitte: Atualmente trabalho em diversas frentes de divulgação como: Facebook, Instagram e Site. Além disso, frequento grupos de empreendedores em São Paulo e no ABC para divulgação e networking. Há um ano participei como membro do BNI em Santo André, mas infelizmente não obtive o resultado esperado. Hoje comecei a enviar e-mail marketing com dicas e informações de organização. Ainda pretendo abrir um canal no Youtube.

Voa, Maria: Vi que você faz um trabalho muito bonito nas redes sociais. Qual é a importância das redes sociais no seu negócio? Elas resultam em vendas?

Valéria Abitte: Sim, as redes sociais são canais excelentes para seu negócio e dão resultado, vale a pena investir em campanhas assertivas. Muitos clientes meus surgiram pelas redes sociais. Mas comecei a ter mais visibilidade depois que comecei a me planejar nas minhas postagens. Preciso me expor ainda mais para obter mais resultados.

Voa, Maria: Vi também que você oferece cursos de organização. Como você avalia este mercado? Está em crescimento?

Valéria Abitte: Sim, estou iniciando um curso em parceria com a empresa Mary Help, de limpeza residencial e corporativa. Acho que o mercado tem um grande potencial de crescimento. Basta ter um material e aulas de qualidade com um bom custo x benefício.

Voa, Maria: Quais dicas você daria para as mulheres que, como você, sonham em ter o próprio negócio?

Valéria Abitte: Mulheres, não desistam do seu sonho e procurem estudar bem o mercado, antes de iniciar e investir no seu negócio. Façam parcerias que agregam ao seu produto ou serviço. E continuem estudando e se aprimorando sempre.

Voa, Maria: Qual é o seu sonho em relação à sua empresa?

Valéria Abitte: Meu sonho é que daqui uns três anos, eu possa levar a organização para outros estados do Brasil com meu curso e  ajudar as mulheres e homens serem mais organizados. Também gostaria de ter uma loja com produtos que complementarão na organização da sua casa e seu escritório na região do ABC.

Voa, Maria: Para você, empreender é…

Valéria Abitte: Se desafiar a fazer coisas novas todos os dias, se manter firme e perseguir suas metas!

 

Saiba mais sobre o trabalho da Valéria Abitte em:

Site: http://valeriapersonalorganizer.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/valeriaabitte.organizer

Instagram: https://www.instagram.com/valabitte_personalorganizer/

 

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Camila Bez

Jornalista especialista em contar histórias de superação. Feminista, sonha em criar um mundo mais igualitário e justo para as mulheres por meio da informação e do empoderamento econômico.

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